Phantom turco perde tanque de combustível em pleno voo. Um tanque de combustível auxiliar de um F-4 Phantom da Força Aérea da Turquia (TuAF), se desprendeu em voo e caiu sobre três veículos em um estacionamento na cidade de Çankaya. O fato ocorreu na semana passada, quando o jato voava para Ancara, onde participaria do Festival Aeroespacial e de Tecnologia Teknofest.
Equipes de bombeiros e policiais de Çankaya rapidamente chegaram ao local para atender a ocorrência, depois que receberam diversas chamadas de emergência. O componente caiu sobre três carros em um estacionamento da TPAO (Corporação Turca do Petróleo), não ferindo ninguém em solo.
De acordo com o comunicado oficial do Ministério da Defesa, o Phantom envolvido no incidente pousou em segurança na Base Aérea de Eskişehir. Falando para a CNN TÜRK, o ex-chefe do Estado-Maior de Inteligência, İsmail Hakkı Pekin, disse que isso é um incidente sem precedentes.
Menos de 20 jatos F-4E 2020 Terminator permanecem em operação na TuAF, todos reunidos no Esquadrão 111 (Filo 111), sediado na Base Aérea de Eskişehir.
@FFO