Legenda: O 39-6002 em voo com sua nova e interessante camuflagem. Foto: Saab.
Peru vai comprar 24 Saab Gripen E. No dia em que celebrou os 40 anos de incorporação dos Dassault Mirage 2000, a Força Aérea Peruana (FAP) recebeu a notícia que o governo irá comprar 24 Saab Gripen.
A atual presidente do Peru, Dina Boluarte, confirmou em uma declaração que irá comprar 24 caças Saab Gripen E para modernizar a frota da FAP. Segundo a imprensa peruana, o anúncio feito hoje (3/07) na capital Lima, afirma que i custo estimado será de US$ 3,5 bilhões, sem detalhar o que estará incluso, nem onde serão fabricados os aviões.
No dia 10 de julho, esta prevista a vinda do Ministro da Defesa da Suécia — Pål Jonson ao Peru, onde provavelmente serão acertados mais detalhes. Fontes da imprensa peruana dizem que os Gripen E serão fabricados integralmente na Suécia e fazem parte de um plano de modernização da FAP anunciado este ano.
Desde abril já se sabia que a Saab estava negociando com dois países da América do Sul. Um deles a Colômbia — que confirmou a compra de 16 unidades na LAAD 2025 e o outro era o Peru, que ao que tudo indica vai se confirmar. Originalmente seriam 12 unidades, que hoje parece ser 24, para substituir os Mirage 2000P/DP e MiG-29. Em 4 de junho, a Tailândia também confirmou a compra de um lote de Gripen E/F.
A Saab ainda não confirmou, mas acreditamos que um anúncio deve ser feito em breve, provavelmente após a visita do Ministro da Defesa da Suécia.
Se for confirmada a compra, o Peru passará a ser o quinto operador do Gripen E/F, após Suécia, Brasil, Tailândia e Colômbia. Destes somente o Brasil tem uma unidade operacional, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1ª GDA), sediado em Anápolis, que já recebeu 10 F-39E, como é denominado o Gripen E na FAB.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS