Peru deverá comprar aeronave AEW&C. A Presidente do Peru, Dina Boluarte, recentemente anunciou que seu governo irá adquirir uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) para a Força Aérea Peruana (FAP) e uma rede de radares de vigilância aérea. O objetivo é fortalecer o combate ao narcotráfico, garimpo ilegal, extração ilegal de madeira e contrabando.
Em mensagem presidencial enviada ao Parlamento em 27 de julho, por ocasião do aniversário da independência do Peru, a Presidente destacou o trabalho das Forças Armadas no combate às chamadas economias ilegais e a criminalidade, como o tráfico de drogas, garimpo e a extração ilegal de madeira. Para reforçar esse trabalho, “o governo deverá comprar um avião radar e um sistema de radares que permitirão a localização de embarcações ilegais, bem como de aviões clandestinos que violem o nosso território.”
Na América do Sul, apenas o Brasil, com seus Embraer E-99 e o Chile com os Boeing E-3D Sentry dispõem dessas plataformas especializadas de Inteligência Eletrônica (ELINT). Por sua vez, a Argentina e a Colômbia operam plataformas de menor desempenho baseadas em jatos executivos como os Learjet 35A e Citation 560, respectivamente.
O comunicado da presidente peruana não divulgou detalhes técnicos ou características da futura aeronave AEW&C da FAP. Apesar das diversas opções do mercado, esta oportunidade regional remete ao projeto Embraer P600 AEW&C, uma aeronave ELINT baseada na plataforma do jato executivo Praetor equipada com sensores israelenses da IAI (conheça detalhes aqui).
@FFO