Peru deverá adquirir mais dois C-27J Spartan. A Força Aérea Peruana (FAP) deve adquirir mais dois bimotores de transporte médio Leonardo C-27J Spartan, sob o Programa de Recuperação da Capacidade de Mobilidade Aérea e Transporte de Médio Alcance. O Ministério das Finanças do país estaria finalizando o processo de repasse da verbas para a aquisição das aeronaves.
Atualmente a FAP opera uma frota de quatro C-27J, recebidos há quase oito anos, e que já acumularam mais de 10 mil horas de voo, tendo transportado mais de 6,1 mil toneladas de carga e mais de 161 mil passageiros, nos mais diversos tipos de missões no Peru e exterior.
A sua operacionalidade é qualificada como “ótima” pela FAP, especialmente devido ao Programa de Apoio Logístico Integral com “estoque zero”, implementado pela primeira vez em 2016 e renovado em 2021. Ele permite contato direto entre a FAP e a Leonardo, que presta suporte técnico, fornecimento de peças de reposição e garante 100% das manutenções programadas e não programadas. Isso se traduz em um alto índice de disponibilidade da frota.
Ao longo dos anos, os militares da FAP adquiriram grande experiência e capacidade operacional nos seus C-27J. Entre elas estão a operação em pistas curtas e não preparadas, a implementação da doutrina de utilização de óculos de visão noturna (NVG) e a operação com o sistema modular de combate a incêndios “Guardian” da Caylym Technologies International (veja detalhes aqui).
Além das capacidades operacionais, os técnicos de C-27J da FAP recebem treinamentos em um sistema virtual que aprimora e acelera o aprendizado. Também foi implementado no Serviço de Eletrônica (SELEC) o chamado “Centro de Excelência para o Diagnóstico de Aviônicos”, projetado para prolongar a vida útil e o tempo de serviço dos sistemas eletrônicos das aeronaves.
Os quatro C-27J da FAP estão reunidos no Esquadrão de Transporte 844, subordinado ao Grupo Aéreo de Transporte N°8, baseado no setor militar do Aeroporto Internacional Jorge Chavéz, em Lima. As três primeiras aeronaves, matrículas FAP 328 à FAP 330, foram recebidas entre março e dezembro de 2015, enquanto a quarta, matriculada FAP 332, chegou ao país em dezembro de 2017.
O Programa de Recuperação da Capacidade de Mobilidade Aérea e Transporte de Médio Alcance prevê que, à medida que os recursos são alocados, seja possível a aquisição de até 12 bimotores C-27J Spartans ao longo dos anos.
Fonte: Defensa
@FFO