Peru deve adquirir 24 caças de última geração. O Ministro da Defesa do Peru, Walter Astudillo, anunciou que o governo deverá iniciar um processo de aquisição de 24 caças de última geração, com o objetivo de fortalecer a defesa nacional. A informação foi divulgada perante a Comissão de Defesa, Ordem Interna, Desenvolvimento Alternativo e Combate às Drogas.
O ministro Astudillo destacou que o governo inclui na Lei da Dívida do Orçamento de 2025 a previsão de compra de até 24 caças de última geração para a modernização da Força Aérea Peruana (FAP). Segundo o ministro, este é um processo que “não pode mais ser adiado”.
O valor desta aquisição é estimado em US$ 3,5 bilhões e envolve 24 caças, sendo 20 monopostos e 04 bipostos. Estariam no escopo dos estudos do Comando de Operações da FAP (COMOP), o Lockheed Martin F-16V Block 70, o Saab Grippen E e o Dassault Rafale.
A compra destes caças é um passo rumo a essa capacidade de dissuasão e superioridade aérea. O ministro explicou ainda que esta compra se insere em uma política mais ampla de Estado que procura modernizar as Forças Armadas em diversas áreas.
@FFO