Na semana passada, a empresa AGSL Aero Systems adquiriu em leilão público os três Mi-26 pelo valor aproximado de US$ 300 mil. A empresa fará uma avaliação para determinar quais componentes poderão ser reaproveitados, como por exemplo os motores, e o restante das peças e as fuselagens, deverão ser vendidos como sucatas.
Em 1995, o Governo do Peru adquiriu por US$10 milhões, o trio de Mi-26T Halo C da companhia aérea Aeroflot. Fabricados em 1992, eles foram destinados para a Aviação do Exército, e incorporados no Batallón de Asalto y Transporte 811 (BAT811), onde receberam as matrículas EP-705 (ex. RA-06264, c/n 34001212490), EP-706 (ex. RA-06263, c/n 34001212489) e EP-707 (RA-06265, c/n 34001212492).
Em julho de 2000 o EP-705 foi contratado pela ONU, para atuar na Missão de Paz em Timor Leste (UNTAET –United Nations Transitional Administration in East Timor), onde recebeu as marcas das Nações Unidas e matrícula UN-059. Entretanto, o trio-pesado teve vida operacional curta, com o EP-707 saindo de serviço em 1997, e armazenado no Fuerte Militar “Soldado Vargas Guerra”, em Iquitos, o EP-705 e o EP-706 parando em 2001 e 2003 respectivamente, e armazenados na Base de Aviação do Exército, em Lima-Callao.
@FFO