Persuader da Força Aérea Angolana. A Airbus prepara-se para entregar novos C295W para a Força Aérea Nacional de Angola (FANA). Trata-se de dois C295MP Persuader de Vigilância Marítima, que estão em voos de testes no Aeródromo de San Pablo, Sevilha, Espanha, onde fica a fábrica da Airbus.
Os C295MP, futuras matrícula angolanas R-751 (número de construção 226) e R-752 (c/n 228), ostentam a pintura completa e as marcas da FANA. Por ser uma aeronave de vigilância marítima, a pintura branca e azul difere da frota de transporte da FANA, como o primeiro C295W, que ostenta a camuflagem cinza.
Em 2022, o governo angolano encomendou da Airbus três bimotores C295W para modernização e capacitação da FANA, sendo dois C295MP Persuader MSA e uma aeronave de transporte, esta última recebida em julho deste ano.
Os dois C295 MSA são equipados com o sistema de missão Airbus Fully Integrated Tactical System (FITS) e sensores de última geração, para operações de Busca e Salvamento (SAR), fiscalização de pesca ilegal, controle de fronteiras, apoio em desastres naturais e missões de coleta de inteligência, entre outros.
O C295W de transporte realiza missões táticas e logísticas, lançamento de paraquedistas e cargas, além de operações humanitárias. Todas as três aeronaves são equipadas com a versão mais avançada de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.
@FFO