Perda de potência derrubou F-16C da USAF na Coreia do Sul em 2023. A causa da queda de um caça F-16C da USAF, que caiu em um campo no noroeste da Coreia do Sul no ano passado, foi resultado da perda parcial de potência que gerou dados de voo não confiáveis, fazendo com que o piloto perdesse o controle e ejetasse.
A perda de controle da aeronave ocorreu enquanto ele navegava por nuvens espessas. Esta foi a conclusão do relatório de investigação de acidente publicado quinta-feira, 16/05 pela USAF.
O acidente ocorreu com um F-16C Fighting Falcon, operado pela 8th Fighter Wing (8th FW) sediada na base sul-coreana de Kunsan (código “WP”), que caiu no sábado, 6 de maio de 2023. O acidente ocorreu aproximadamente às 9h45 (horário local), em uma zona rural a aproximadamente 20 km da Base Aérea de Osan, oeste do país.
O piloto não identificado, era membro do 80th Fighter Squadron (80th FS), ejetou com segurança antes de seu F-16 atingir o solo, ficando totalmente destruído, causando uma perda de US$ 30 milhões. O F-16 havia decolado de Osan minutos antes para realizar uma surtida de treinamento de rotina como parte do exercício de prontidão Beverly Herd, da 8th FW. Ele era o número dois de uma esquadrilha de quatro F-16.
Conforme o relatório de investigação, a perda de potência causou uma “falha ou reinício em cascata” dos principais instrumentos de voo e navegação. Mas o jato não alertou o piloto para usar a tela de espera como deveria. Ao invés disso, mostrou-lhe dados de voo incompatíveis entre os dois sistemas. As nuvens impediram o aviador de usar sinais visuais para orientar o jato em baixa altitude.
As informações díspares “fizeram com que o piloto ficasse desorientado e incapaz de manter o controle da aeronave em condições IFR e a baixa altitude”, escreveu no relatório o Coronel Lynn Savage, que liderou a investigação.
Pouco após pousar no solo, o piloto acessou o aplicativo de mensagens Slack para dizer aos seus alas que ele havia ejetado e estava bem, conforme o relatório. Ele foi levado para Osan de ambulância e tratado de ferimentos leves.
Como o F-16 foi destruído, os investigadores não conseguiram determinar o que causou a redução elétrica que derrubou o jato. Se a energia tivesse permanecido ligada ou o céu permanecesse limpo, disse Savage, o acidente poderia não ter acontecido. O acidente de maio de 2023 marcou o primeiro de uma série de acidentes com F-16 na Península Coreana no período de nove meses, e o quarto acidente do Fighting Falcon em um ano.
Em 11 de dezembro de 2023, outro piloto do 8th FW foi ejetado com segurança de um F-16 após uma emergência em voo durante uma missão de treinamento. Em 31 de janeiro de 2024, um terceiro piloto da mesma ala foi ejetado quando seu F-16 caiu no mar na costa oeste da Coreia do Sul. E em abril, um aviador da 49th Wing da Base Aérea de Holloman, Novo México, também escapou do jato quando ele caiu perto do Parque Nacional White Sands.
Cada incidente continua sob investigação. Cerca de três F-16 são perdidos em média a cada ano, conforme os últimos dados disponíveis compilados pelo Centro de Segurança da Força Aérea em 2021.
@CAS