777-300ER CHI #1399-WE516
Pequim ordena que companhias aéreas chinesas suspendam recebimentos da Boeing. A China ordenou que suas companhias aéreas não aceitem mais recebimento de jatos da Boeing em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 145% sobre os produtos chineses. A informação foi publicada pela Bloomberg News nesta terça-feira (15), citando fontes familiarizadas com o assunto.
O governo chinês também ordenou que as companhias aéreas nacionais suspendam as compras de peças e componentes de aeronaves produzidas por fornecedores norte-americanos. Pequim estuda formas de prestar assistência às companhias aéreas que alugam jatos da Boeing, segundo a Bloomberg.
Os EUA e a China estão envolvidos em uma guerra tarifária desencadeada pela política comercial do governo de Trump. Na semana passada, os chineses retaliaram os norte-americanos e aumentaram as sobretaxas de importação para 125%, o que elevaria significativamente os custos dos jatos da Boeing destinados às companhias aéreas chinesas.
Até 2027, as três principais companhias aéreas chinesas, Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines, planejam receber 45, 53 e 81 aviões da Boeing, respectivamente. Com isto, o setor de aviação comercial do país estão considerando alternativas como a Airbus e a fabricante nacional COMAC.
@FFO