Pequenos drones são avistados sobrevoando as três bases da USAF no Reino Unido. Pequenos drones foram avistados na semana passada, sobrevoando três bases da USAF na Inglaterra. Este é o mais recente relato de uma série preocupante de incursões sobre áreas militares dos EUA que há algumas semanas estão ocorrendo.
O Comando da USAF na Europa (USAFE) divulgou um comunicado informando que entre 20 e 24 de novembro, alguns drones não identificados sobrevoaram as bases da RAF em Lakenheath, Mildenhall e Feltwell. Nesses locais a USAF mantém esquadrões de caça, reabstecedores e aviões de vigilância.
“As quantidades de drones, seus tamanhos e configurações variaram. Eles foram monitorados ativamente e os Comandantes das Unidades informaram que nenhuma das incursões interferiu ou impactou as instalações ou ativos das bases”, informou o comunicado.
A USAFE não disse se alguma ação foi tomada, relatando apenas que: “Para salvaguardar a segurança operacional, não discutimos medidas específicas de proteção de força, no entanto, reservamo-nos o direito de proteger nossas instalações.”
Recentemente, drones foram avistados sobrevoando a Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, onde há Esquadrões de caças F-22 Raptor da USAF. Um alto funcionário disse em maio que o Pentágono estava registrando aproximadamente dois a três casos por semana de drones voando no espaço aéreo ao redor de bases militares nos EUA. Em outubro, o The Wall Street Journal relatou que o DOD ainda estava investigando os esses casos.
Drones comerciais e baratos estão agora amplamente disponíveis no mundo todo, aumentando as preocupações sobre como eles podem ser usados para espionar ou interromper atividades militares. A guerra na Ucrânia registra uma intensa atividade com pequenos drones em combate. Há alguns anos, a USAF busca soluções de baixo custo para se defender dessas pequenas aeronaves não tripuladas.
O aparecimento de drones sobre bases do Reino Unido hospedando caças F-35 e F-15E, aviões-tanque KC-135, aeronaves de vigilância RC-135, acrescenta uma nova complicação ao assunto. A pergunta que fica é se isso é um padrão semelhante se repetindo em um novo local, ou são apenas operadores de drones amadores agindo de forma desafiadora.
@FFO