Pentágono vai interromper as entregas dos F-35 atualizados. Mais uma vez o F-35 entra na mira do Pentágono. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) vai deixar de aceitar alguns F-35 recém-construídos a partir do próximo mês, devido aos atrasos na atualização do software.
A interrupção é planejada e afeta a entrega de novos caças carregados com hardware Technology Refresh 3 (TR-3). Não receber os novos F-35, significa que a Lockheed Martin pode ter que armazenar dezenas de aviões em sua fábrica em Fort Worth, Texas, durante grande parte do resto do ano e 2023, e talvez, até a primavera de 2024 — isto é abril do próximo ano.
Há poucos dias o GAO também fez críticas ao F-35. O US Government Accountability Office (GAO) publicou um relatório em 30 de maio que constatou que o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) negligenciou a adoção de medidas importantes para avaliar o desenvolvimento da principal aeronave de combate do mundo: o F-35.
O TR-3 do F-35 — apresentado em abril de 2022, implica em uma série de melhorias, que visam dar a aeronave maior consciência situacional, memória e poder de processamento ao computador de missão. O TR-3 é necessário e mandatário para que o F-35 possa receber uma modernização mais expansiva, conhecida como Block 4, que permitirá ele transportar mais armas de precisão, melhorar a sua capacidade fomentar a guerra eletrônica e fornecer melhor reconhecimento de alvos.
Porém, o cronograma do TR-3 caiu consideravelmente, e o F-35 Joint Program Office agora fala que não irá ser concluído antes do fim deste ano, sendo provável em abril ou maio de 2024.
“A partir deste verão, aeronaves F-35 saindo da linha de produção com hardware TR-3 não serão aceitas até que a capacidade de combate seja validada conforme as expectativas de nossos usuários”, disse o porta-voz do JPO, Russ Goemaere. “O JPO e a Lockheed Martin garantirão que essas aeronaves sejam armazenadas com segurança até que [a aceitação] ocorra.”
A Lockheed agora está construindo F-35s com hardware TR-3 instalado, e o primeiro desses caças deve sair da linha de produção até o final de julho. O desafio está no software TR-3 e em fazer a programação funcionar com o novo hardware. O JPO informou que o Departamento de Defesa continuará aceitando entregas de F-35 com o hardware e software TR-2. A Lockheed disse em 6/06 que até agora entregou mais de 45 F-35 este ano, com cerca de 50 F-35 em configuração TR-2.
A Lockheed disse que continua comprometida em entregar o primeiro F-35 habilitado para TR-3 este ano. “Nossa equipe está totalmente dedicada a entregar aeronaves TR-3 F-35 e continuará trabalhando com o JPO no desenvolvimento de software, mantendo os mais altos níveis de segurança e qualidade”, disse a empresa “Continuamos entregando aeronaves na configuração TR-2 conforme planejado”.
@CAS