Pentágono finalmente retira restrições que impediam voos com F-35A perto de tempestades elétricas. O Pentágono suspendeu as restrições que proibiam voos com os Lockheed Martin F-35A Lightning II perto de tempestades elétricas. A restrição foi iniciada em meados de 2020 após a constatação de problemas nos sistemas de proteção de alguns caças F-35A.
As restrições foram retiradas no último dia 19 de março, depois que a indústria desenvolveu uma correção robusta de hardware e software para o sistema de proteção contra descargas elétricas dos F-35A de pouso e decolagem convencionais. As restrições proibiam que os caças – ironicamente batizados de Ligthning (raio) – voassem a menos de 40 quilômetros de células de tempestade com incidências de raios.
Em junho de 2020, tubos do Sistema Embarcado de Geração de Gás Inerte (OBIGGS) foram encontrados danificados em algumas aeronaves. Este sistema injeta gás inerte com nitrogênio nos tanques de combustível do F-35, protegendo contra explosões em caso do caça ser atingido por raio em voo.
Entre as modificações implementadas no OBIGGS, estão a instalação de novos tubos e componentes mais robustos para suportar melhor as vibrações em voo, bem como software que notifica o piloto sobre o desempenho do sistema.
O Escritório do Programa JPO, responsável pelos caças, esperava liberar o F-35 das restrições em 2022, depois de fazer ajustes iniciais de hardware e software no OBIGGS, mas considerou que as atualizações realizadas na ocasião era insuficientes para resolver as questões de segurança.
Não foi informado quantos F-35A foram afetados pelas restrições. O problema não afetou as duas outras variantes do Lightning, o F-35B STOVL de decolagem curta e pouso vertical e o F-35C baseado em porta-aviões.
Fonte: Breaking Defense
@FFO