A U.S. Marine Corps F-35B Lightning II aircraft with Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 242 conducts a vertical landing aboard the Japanese Ship Izumo off the coast of Japan, Oct. 3, 2021. U.S. Marines and Sailors embarked aboard the Japanese Ship Izumo in support of the first ever F-35B Lightning II operations aboard a Japanese vessel. The U.S. and Japan continue to work closely together to broaden their operational capabilities, support the Treaty of mutual Cooperation and Security, and maintain a free and open Indo-Pacific. (U.S. Marine Corps photo by Lance Cpl. Tyler Harmon)
Pentágono autoriza retomada das entregas do F-35. Após o acidente ocorrido em 15 de dezembro envolvendo um F-35B recém-construído, que realizava um voo de aceitação na planta de Fort Worth, Texas — a Lockheed Martin suspendeu os voos de aceitação dos novos F-35 e o US DoD as entregas, até a conclusão do relatório do acidente. Agora, mais de 3 meses depois, as entregas foram retomadas.
A investigação da Marinha sobre o acidente, descobriu sinais de que um tubo de combustível de alta pressão do motor F135 fabricado pela Pratt & Whitney havia falhado. Em 27 de dezembro, o Departamento de Defesa, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney concordaram em interromper as entregas de novos motores F135. Após a identificação do problema e a correção pelo fabricante, o Pentágono liberou as entregas dos motores e aprovou as modificações em motores já operacionais, que apresentaram defeito, no início de março.
Com isto, a Defense Contract Management Agency e o F-35 Joint Program Office (JPO) retomaram a aceitação dos F-35 da Lockheed Martin e estão trabalhando para entregar os caças aos EUA e outros clientes estrangeiros paradas há três meses.
Antes da retomada da aceitação, o F-35 passou por uma série de verificações, garantindo que eles estivessem prontos para retornar às operações regulares com suas unidades. Cerca de 25 F-35 aguardam voos de aceitação em Fort Worth.
“A equipe do governo e da indústria trabalhou incansavelmente nesse esforço e seu trabalho demonstra verdadeiro profissionalismo e devoção para realizar missões complexas com engenhosidade rigorosa”, disse o Tenente-General da USAF Mike Schmidt, oficial executivo do F-35 Joint Program Office. “A segurança de nossos combatentes é sempre nossa maior prioridade.
“Retomar as operações de aceitação e voo foi o culminar de dois meses e meio de parcerias excepcionalmente fortes com o JPO e as equipes da indústria. Esse trabalho nos permitiu retomar as operações com segurança e entregar jatos de qualidade para nossos clientes”, disse o Coronel da USAF Joe Wimmer, comandante da Agência de Gerenciamento de Contratos de Defesa Lockheed Martin Fort Worth.
Bridget Lauderdale, vice-presidente do F-35 e gerente geral da Lockheed Martin, disse: “A colaboração e a parceria estiveram em plena exibição enquanto a equipe conjunta determinou soluções e retomou as entregas do F-35. Estamos empenhados em equipar o caça para operar com segurança e eficácia as capacidades incomparáveis da 5ª Geração do F-35”.
@CAS