Pentágono autoriza retomada das entregas do F-35. Após o acidente ocorrido em 15 de dezembro envolvendo um F-35B recém-construído, que realizava um voo de aceitação na planta de Fort Worth, Texas — a Lockheed Martin suspendeu os voos de aceitação dos novos F-35 e o US DoD as entregas, até a conclusão do relatório do acidente. Agora, mais de 3 meses depois, as entregas foram retomadas.
A investigação da Marinha sobre o acidente, descobriu sinais de que um tubo de combustível de alta pressão do motor F135 fabricado pela Pratt & Whitney havia falhado. Em 27 de dezembro, o Departamento de Defesa, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney concordaram em interromper as entregas de novos motores F135. Após a identificação do problema e a correção pelo fabricante, o Pentágono liberou as entregas dos motores e aprovou as modificações em motores já operacionais, que apresentaram defeito, no início de março.
Com isto, a Defense Contract Management Agency e o F-35 Joint Program Office (JPO) retomaram a aceitação dos F-35 da Lockheed Martin e estão trabalhando para entregar os caças aos EUA e outros clientes estrangeiros paradas há três meses.
Antes da retomada da aceitação, o F-35 passou por uma série de verificações, garantindo que eles estivessem prontos para retornar às operações regulares com suas unidades. Cerca de 25 F-35 aguardam voos de aceitação em Fort Worth.
“A equipe do governo e da indústria trabalhou incansavelmente nesse esforço e seu trabalho demonstra verdadeiro profissionalismo e devoção para realizar missões complexas com engenhosidade rigorosa”, disse o Tenente-General da USAF Mike Schmidt, oficial executivo do F-35 Joint Program Office. “A segurança de nossos combatentes é sempre nossa maior prioridade.
“Retomar as operações de aceitação e voo foi o culminar de dois meses e meio de parcerias excepcionalmente fortes com o JPO e as equipes da indústria. Esse trabalho nos permitiu retomar as operações com segurança e entregar jatos de qualidade para nossos clientes”, disse o Coronel da USAF Joe Wimmer, comandante da Agência de Gerenciamento de Contratos de Defesa Lockheed Martin Fort Worth.
Bridget Lauderdale, vice-presidente do F-35 e gerente geral da Lockheed Martin, disse: “A colaboração e a parceria estiveram em plena exibição enquanto a equipe conjunta determinou soluções e retomou as entregas do F-35. Estamos empenhados em equipar o caça para operar com segurança e eficácia as capacidades incomparáveis da 5ª Geração do F-35”.
@CAS