120807-N-QM601-027 ARABIAN SEA (Aug. 7, 2012) Cpl. Ian Page performs system maintenance checks on an MV-22B Osprey during flight quarters on the flight deck aboard the multipurpose amphibious assault ship USS Iwo Jima (LHD 7). Iwo Jima with the embarked 24th Marine Expeditionary Unit is deployed to support maritime security operations and theater security cooperation efforts in the U.S. 5th Fleet area of responsibility. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Apprentice Scott Youngblood/Released)
Pentágono aterra parte da frota Osprey. Meses após a USAF declarar problemas com a transmissão dos CV-22B Osprey, o Pentágono volta a paralisar uma parte da frota de Bell Boeing V-22 Osprey, devido a problemas de segurança, que exigirão a substituição da embreagem, uma peça ligada a transmissão do rotor.
Em 16 agosto de 2022, o Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC — Air Force Special Operations Command) suspendeu por tempo indeterminado as operações de sua frota de 52 tiltrotors Bell Boeing CV-22B Osprey, devido à recente série de incidentes envolvendo a aeronave. O problema envolvia o sistema de embreagem dos motores das aeronaves, chamado “hard clutch engagement”. O dispositivo conecta a caixa de engrenagens do rotor ao motor, e seu mau funcionamento causava uma forte trepidação na aeronave, que em alguns casos, “partia” a transmissão da aeronave. Os voos foram retomados em 6 de setembro do mesmo ano, sem uma solução definitiva, mas com diretrizes de manutenção para antecipar o problema.
A paralisação das operações os Osprey, utilizado por aliados internacionais e três serviços militares dos EUA — USN, USMC e USAF, surge após um “novo aumento do número de incidentes de segurança relacionados a embreagem”. Isto significa que a solução paliativa da USAF não funcionou e o problema agora atinte toda a frota. O Departamento de Defesa não declarou o número exato de aeronaves que serão afetadas e nem o tempo que levarão para voltar a ativa.
Pesquisadores concluíram que, quando o Tiltrotor atingi um certo número de horas de voo, o “conjunto de admissão de entrada” (“hard clutch engagement”) deve ser substituído para que o Osprey continue voando com segurança. O conjunto de entrada conecta o motor da aeronave ao sistema de propulsão e dentro desse conjunto está a embreagem.
“Esta recomendação é baseada em um aumento progressivo de embreagens rígidas e análises de engenharia contínuas. O boletim da frota identifica aeronaves com conjuntos de haste de entrada acima de um limite predeterminado de horas de voo e a necessidade de substituir esse componente. Uma vez substituída, a aeronave retornará ao status de voo”, disse um comunicado do Pentágono. “Uma vez que o HCE é substituído, a aeronave pode voar novamente e uma substituição não será necessária por anos. Os prazos para atingir esse limite são baseados no tempo total de voo do ativo e variam”.
A substituição do conjunto das hastes de entrada pode ser feita ao nível do esquadrão e as unidades competentes poderão iniciar esse processo imediatamente. Os serviços também estão trabalhando com a Bell-Boeing, para realizar testes de laboratório e análise de dados. Um redesenho da embreagem também está sendo trabalhado como parte de uma solução de longo prazo.
Variantes do Osprey incluem o CV-22B da USAF; o MV-22B do USMC e o CMV-22B da US Navy Os oficiais japoneses que supervisionam a frota de 17 VM-22B da Força Aérea de Autodefesa Terrestre Japonesa (JGSDF), estão recebendo o mesmo apoio e informações que os serviços militares dos EUA. O Corpo de Fuzileiros Navais tem 296 MV-22B. A USAF tem 52 aeronaves CV-22B e a US Navy está recebendo 44 CMV-22B comprados para apoiar os porta-aviões.
@CAS
O Naval Air Systems Command (NAVAIR), em um comunicado liberou a partir de 8 de março de 2024 às 7h EST, emitiu uma autorização de voo para a frota de Bell Boeing V-22 Osprey, suspendendo assim a proibição de voo que vinha sendo mantida desde 6 de dezembro de 2023.
Em "Notícias"
Um novo acidente com um Bell/Boeing tilt-rotor CV-22 Osprey do Air Force Special Operations Command (AFSOC) no mês passado levou a mais uma pausa operacional de toda a frota americana.
Em "Notícias"
Segundo a US Navy, os militares não terão a sua frota de mais de 400 aeronaves Bell/Boeing V-22 Osprey totalmente operacional até pelo menos meados de 2025. As restrições de voo ainda são consequências do acidente com um CV-22B da USAF no dia 29 de novembro de 2023, no Japão.
Em "Notícias"