Pentágono aterra parte da frota Osprey. Meses após a USAF declarar problemas com a transmissão dos CV-22B Osprey, o Pentágono volta a paralisar uma parte da frota de Bell Boeing V-22 Osprey, devido a problemas de segurança, que exigirão a substituição da embreagem, uma peça ligada a transmissão do rotor.
Em 16 agosto de 2022, o Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC — Air Force Special Operations Command) suspendeu por tempo indeterminado as operações de sua frota de 52 tiltrotors Bell Boeing CV-22B Osprey, devido à recente série de incidentes envolvendo a aeronave. O problema envolvia o sistema de embreagem dos motores das aeronaves, chamado “hard clutch engagement”. O dispositivo conecta a caixa de engrenagens do rotor ao motor, e seu mau funcionamento causava uma forte trepidação na aeronave, que em alguns casos, “partia” a transmissão da aeronave. Os voos foram retomados em 6 de setembro do mesmo ano, sem uma solução definitiva, mas com diretrizes de manutenção para antecipar o problema.
A paralisação das operações os Osprey, utilizado por aliados internacionais e três serviços militares dos EUA — USN, USMC e USAF, surge após um “novo aumento do número de incidentes de segurança relacionados a embreagem”. Isto significa que a solução paliativa da USAF não funcionou e o problema agora atinte toda a frota. O Departamento de Defesa não declarou o número exato de aeronaves que serão afetadas e nem o tempo que levarão para voltar a ativa.
Pesquisadores concluíram que, quando o Tiltrotor atingi um certo número de horas de voo, o “conjunto de admissão de entrada” (“hard clutch engagement”) deve ser substituído para que o Osprey continue voando com segurança. O conjunto de entrada conecta o motor da aeronave ao sistema de propulsão e dentro desse conjunto está a embreagem.
“Esta recomendação é baseada em um aumento progressivo de embreagens rígidas e análises de engenharia contínuas. O boletim da frota identifica aeronaves com conjuntos de haste de entrada acima de um limite predeterminado de horas de voo e a necessidade de substituir esse componente. Uma vez substituída, a aeronave retornará ao status de voo”, disse um comunicado do Pentágono. “Uma vez que o HCE é substituído, a aeronave pode voar novamente e uma substituição não será necessária por anos. Os prazos para atingir esse limite são baseados no tempo total de voo do ativo e variam”.
A substituição do conjunto das hastes de entrada pode ser feita ao nível do esquadrão e as unidades competentes poderão iniciar esse processo imediatamente. Os serviços também estão trabalhando com a Bell-Boeing, para realizar testes de laboratório e análise de dados. Um redesenho da embreagem também está sendo trabalhado como parte de uma solução de longo prazo.
Variantes do Osprey incluem o CV-22B da USAF; o MV-22B do USMC e o CMV-22B da US Navy Os oficiais japoneses que supervisionam a frota de 17 VM-22B da Força Aérea de Autodefesa Terrestre Japonesa (JGSDF), estão recebendo o mesmo apoio e informações que os serviços militares dos EUA. O Corpo de Fuzileiros Navais tem 296 MV-22B. A USAF tem 52 aeronaves CV-22B e a US Navy está recebendo 44 CMV-22B comprados para apoiar os porta-aviões.
@CAS