• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Pela primeira vez USAF enviou RQ-4 Global Hawk para o Reino Unido

28 de agosto de 2024
Pela primeira vez USAF enviou RQ-4 Global Hawk para o Reino Unido (Foto: USAF).
Pela primeira vez USAF enviou RQ-4 Global Hawk para o Reino Unido (Foto: USAF).

Pela primeira vez USAF enviou RQ-4 Global Hawk para o Reino Unido. A USAF deslocou um dos seus drones RQ-4 Global Hawk para a Base Aérea da RAF, em Fairford, no Reino Unido. A aeronave pousou na Europa em 22/08, sob uma implantação inédita no conceito Agile Combat Employment (ACE), cujo o tempo de permanência não foi revelado.

Em comunicado, o Comando da USAF na Europa (USAFE) apenas informou que o drone RQ-4 de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) “realizará missões em espaço aéreo internacional e de Aliados de acordo com normas e padrões internacionais”.

No espaço aéreo dos EUA, o voo de aeronaves autônomas devem ocorrer em corredores previamente autorizados, da mesma forma que as autoridades aeronáuticas do Reino Unido estabelecem. As operações do Global Hawk da RAF Fairford provavelmente serão programados para decolar e pousar a noite, afim de minimizar o impacto no tráfego aéreo civil na área terminal. Seu teto operacional é de 50.000 pés, portanto, muito acima da aviação comercial.

Chegada no Reino Unido do RQ-4 matrícula USAF 11-2046, indicativo de chamada FORTE 12 (Fonte: ADS-B).
Chegada no Reino Unido do RQ-4 matrícula USAF 11-2046, indicativo de chamada FORTE 12 (Fonte: ADS-B).

A OTAN opera cinco drones RQ-4D Phoenix, baseados na Estação Aérea Naval de Sigonella, na ilha italiana da Sicília. No início deste ano, um RQ-4 da OTAN foi implantado na RAF Fairford, e corredores específicos foram ativados para suas operações de saída e chegada.

Os RQ-4 Block 40 da USAF empregam o Multi-Platform Radar Technology Insertion Program (MP-RTIP) para missões de vigilância terrestre, além de ter a capacidade para rastrear mísseis de cruzeiro. Atualmente a frota da USAF é composta por nove RQ-4, de uma frota original de 45 aeronaves. O cronograma prevê a desativação total do modelo após o ano fiscal de 2027.

“Esta implantação representa o próximo passo na implementação do conceito de ACE da USAFE através dos comandos USAFE-AFAFRICA, segundo o qual as aeronaves podem ser dispersadas de locais operacionais típicos para aeródromos alternativos para aumentar a capacidade de sobrevivência”, disse o Comando da USAFE.

A 501ª Ala de Apoio ao Combate em Fairford fornece apoio às operações do RQ-4, da mesma forma que recentemente realizou com uma Força-Tarefa de Bombardeiros B-52 que operou na base no início deste ano.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login