• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Pela primeira vez romenos utilizam seus F-16 no policiamento do Báltico

4 de abril de 2023
Romênia utilizará pela primeira vez seus F-16 no policiamento do Báltico (Foto: RAF).
Pela primeira vez romenos utilizam seus F-16 no policiamento do Báltico. Cerimônia realizada em 14/03 na Base Aérea 86 Borcea/Fetesti (Foto: RAF).

Pela primeira vez romenos utilizam seus F-16 no policiamento do Báltico. Em 14 de março, a Força Aérea da Romênia (RAF) recebeu oficialmente a responsabilidade da missão de Policiamento Aéreo Báltico (BAP) da OTAN. Pela primeira vez, a RAF utilizará seus caças F-16AM Fighting Falcons no BAP. Na sua primeira participação, em 2007, foram enviados caças MiG-21 LanceR.

Quatro Fightning Falcons do Esquadrão 53 “Vânătoare Warhawks” serão implantados na Base Aérea de Siauliai-Zokniai, na Lituânia, entre os meses de abril e julho de 2023. O destacamento romeno, batizado como “Carpathian Vipers”, irá realizar missões de proteção e integridade do espaço aéreo dos Estados bálticos, um componente fundamental do compromisso da OTAN para com os seus membros.

“Uma missão complexa nos espera, cheia de desafios gerados, por um lado, pelo contexto geopolítico dominado pela agressão da Federação Russa contra a Ucrânia e, por outro, pela primeira implantação dos nossos F-16. Estou ciente da responsabilidade que temos para o sucesso desta empreitada, mas acredito fortemente que estamos preparados e vamos lutar da forma que treinamos durante todo esse tempo. A experiência adquirida na execução do Serviço Permanente de Combate da Polícia Aérea no país, bem como as tarefas desempenhadas com alto padrão nos exercícios multinacionais, dão a certeza de uma missão que será cumprida com sucesso”, disse o Comandante Cosmin Vlad, Chefe do Destacamento romeno em seu discurso na cerimônia realizada em 14 de março, na Base Aérea 86 Borcea/Fetesti.

Atualmente a Força Aérea Romena possui uma frota com 17 caças F-16AM/BM Block 15, comprados da Força Aérea Portuguesa em dois lotes, a partir de 2016. Recentemente o país comprou um grande lote de 32 jatos do mesmo modelo, desativados pela Força Aérea Real Norueguesa (detalhes aqui). Com a chegada dos novos Figthning Falcons, finalmente a FAR deverá aposentar sua envelhecida frota de jatos soviéticos MiG-21R Lancer.

A OTAN iniciou o BAP após a adesão da Estônia, Letônia e Lituânia à Aliança em 2004. Deste então é mantido um destacamento de caças estacionados em Šiauliai em regime de rotação. Após a invasão da Crimeia pela Rússia (2014), o BAP foi aprimorado com destacamentos na Estônia e na Polônia. Desde fevereiro de 2022, após a invasão russa na Ucrânia, a Aliança aumentou sua postura defensiva no flanco leste, além do Policiamento Aéreo.

Os romenos assumirão esse período rotativo do Policiamento Aéreo do Báltico ao lado dos F-16 da Força Aérea Portuguesa, que atuará como líder da missão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login