Pela primeira vez o Paraguai enviará aeronaves para a CRUZEX. A Força Aérea Paraguaia (FAP) confirmou através das suas redes sociais que recebeu o convite oficial para participar com meios aéreos da CRUZEX 2024. Será a primeira participação de aeronaves da FAP no Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), cuja próxima edição acontecerá entre os dias 02 e 17 de novembro de 2024 em Natal (RN).
Militares da Força Aérea Paraguaia participaram da CRUZEX apenas como observadores nas edições de 2006, 2009, 2010 e 2014. A edição do ano que vem marcará a primeira participação das aeronaves paraguaias nas missões do Exercício bianual criado em 2002.
Conforme noticiamos anteriormente, no último dia 14 de novembro ocorreu a primeira reunião de coordenação da CRUZEX 2024 na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Neste evento preparatório participaram o Comandante da FAP, o Tenente Coronel Fabio Candia e o Chefe de Operações do Grupo Aerotático, o Major Carlos Pedrozo.
Espera-se que a FAP envie caças Embraer AT-27 Tucano e turboélices de transporte CASA 212. Os pilotos e militares dos respectivos Esquadrões deverão receber treinamento preparativo para participar dos exercícios da CRUZEX, cujas missões envolvem doutrinas da OTAN.
A CRUZEX 2024 reunirá milhares de militares e cerca de uma centenas de aeronaves das Forças Aéreas do Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Argentina, Suécia, República Dominicana, além de observadores de aproximadamente 16 países.
Durante o Exercício Multinacional, os pilotos de caça paraguaios poderão ter contato mais próximo com os Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira. Apesar do governo ter aprovado a substituição dos envelhecidos AT-27 por modernos A-29, o Comando da FAP trabalha para reunir recursos orçamentários para efetivar a compra dos novos caças.
@FFO