No último dia 29 de setembro o Corpo de Fuzileiros Navais do Estado Unidos (USMC) passou a ter o primeiro Lockheed Martin F-35B equipado com o novo hardware de Rede Integrada de Dados Operacionais ou ODIN (Operational Data Integrated Network). A aeronave pertence ao VMFA-121, unidade de F-35B sediada na MCAS de Yuma no Arizona. O primeiro voo foi feito dia 29, com outros quatro sendo realizados no dia seguinte. O anúncio foi feito no dia 9 de outubro pelo F-35 Joint Program Office (JPO). Outros F-35B da unidade também já estão recebendo o ODIN.
O ODIN irá substituir o Sistema de Informação Logística Autônoma (ALIS – Autonomic Logistics Information System) do F-35, que gerencia prognósticos, manutenção, cadeia de suprimentos, operações de voo e treinamento para as aeronaves. O ODIN não de atingir sua capacidade operacional total antes de dezembro de 2022.
ALIS ficou conhecido por seus problemas. Em janeiro deste ano, o US Government Accountability Office disse em um relatório que o sistema tinha 4.700 deficiências abertas. Esses problemas incluíam dados imprecisos ou ausentes, desafios de implantação do sistema, necessidade de mais pessoal do que o previsto, processo de resolução de problemas ineficientes, aplicativos imaturos e treinamento ineficaz, apontou o relatório.
Os F-35B com hardware ODIN estão executando o mais recente de software do ALIS, mas já são projetados para hospedar os futuros aplicativos do ODIN, um sistema baseado em nuvem projetado para ser mais amigável e rápido.
Os testes de desempenho do ODIN mostraram uma redução de carga de trabalho e nos tempos de processamento em torno de 50%, se comparado com os servidores ALIS. O sistema será mais fácil de atualizar, com novos recursos e ajudará a aumentar a taxa de capacidade de missão do F-35.
“Diferente do ALIS, o ODIN é um esforço liderado pelo F-35 Joint Program Office que aproveita parceiros do governo e da indústria, como Kessel Run, o 309th Software Engineering Group, Naval Information Warfare Center, Lockheed Martin e Pratt and Whitney. O ODIN alavancará o desenvolvimento ágil de software e as práticas de entrega pilotadas pela Kessel Run e os investimentos da Lockheed Martin para melhor posicionar nossa frota de F-35 para aumentar e manter uma alta taxa de prontidão a fim de atender aos seus requisitos operacionais”, diz US Air Tenente General Eric Fick, oficial executivo do programa F-35.
As ferramentas de solo destinadas as manutenção e interação com o F-35 do ODIN cabem em duas malas transportáveis do tamanho de uma bagagem de mão. Muito menores que o rack eletrônico e o módulo de energia de reserva do ALIS. ODIN pesa 32 kg em comparação com 363 kg para ALIS.