190329-N-OX029-1045 SOUTH CHINA SEA (March 29, 2019) - An F-35B Lightning II aircraft assigned to Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 121 takes off from the flight deck of the amphibious assault ship USS Wasp (LHD 1). Wasp, flagship of Wasp Amphibious Ready Group, is operating in the Indo-Pacific region to enhance interoperability with partners and serve as a lethal, ready-response force for any type of contingency. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Benjamin F. Davella III)
No último dia 29 de setembro o Corpo de Fuzileiros Navais do Estado Unidos (USMC) passou a ter o primeiro Lockheed Martin F-35B equipado com o novo hardware de Rede Integrada de Dados Operacionais ou ODIN (Operational Data Integrated Network). A aeronave pertence ao VMFA-121, unidade de F-35B sediada na MCAS de Yuma no Arizona. O primeiro voo foi feito dia 29, com outros quatro sendo realizados no dia seguinte. O anúncio foi feito no dia 9 de outubro pelo F-35 Joint Program Office (JPO). Outros F-35B da unidade também já estão recebendo o ODIN.
O ODIN irá substituir o Sistema de Informação Logística Autônoma (ALIS – Autonomic Logistics Information System) do F-35, que gerencia prognósticos, manutenção, cadeia de suprimentos, operações de voo e treinamento para as aeronaves. O ODIN não de atingir sua capacidade operacional total antes de dezembro de 2022.
ALIS ficou conhecido por seus problemas. Em janeiro deste ano, o US Government Accountability Office disse em um relatório que o sistema tinha 4.700 deficiências abertas. Esses problemas incluíam dados imprecisos ou ausentes, desafios de implantação do sistema, necessidade de mais pessoal do que o previsto, processo de resolução de problemas ineficientes, aplicativos imaturos e treinamento ineficaz, apontou o relatório.
Os F-35B com hardware ODIN estão executando o mais recente de software do ALIS, mas já são projetados para hospedar os futuros aplicativos do ODIN, um sistema baseado em nuvem projetado para ser mais amigável e rápido.
Os testes de desempenho do ODIN mostraram uma redução de carga de trabalho e nos tempos de processamento em torno de 50%, se comparado com os servidores ALIS. O sistema será mais fácil de atualizar, com novos recursos e ajudará a aumentar a taxa de capacidade de missão do F-35.
“Diferente do ALIS, o ODIN é um esforço liderado pelo F-35 Joint Program Office que aproveita parceiros do governo e da indústria, como Kessel Run, o 309th Software Engineering Group, Naval Information Warfare Center, Lockheed Martin e Pratt and Whitney. O ODIN alavancará o desenvolvimento ágil de software e as práticas de entrega pilotadas pela Kessel Run e os investimentos da Lockheed Martin para melhor posicionar nossa frota de F-35 para aumentar e manter uma alta taxa de prontidão a fim de atender aos seus requisitos operacionais”, diz US Air Tenente General Eric Fick, oficial executivo do programa F-35.
As ferramentas de solo destinadas as manutenção e interação com o F-35 do ODIN cabem em duas malas transportáveis do tamanho de uma bagagem de mão. Muito menores que o rack eletrônico e o módulo de energia de reserva do ALIS. ODIN pesa 32 kg em comparação com 363 kg para ALIS.