Pela primeira vez a Suécia envia Gripens para Policiamento Aéreo da OTAN na Polônia. Um ano após aderir à OTAN, pela primeira vez a Suécia enviou seus caças JAS39 Gripen C/D para a Base Aérea de Malbork, Polônia, onde cumprirão dois meses de Policiamento Aéreo Aprimorado da Conjunto.
Desde a adesão do país à OTAN em março do ano passado, os caças da Força Aérea Sueca (SwAF) cumpriam a missão de Policiamento Aéreo a partir das suas próprias bases no país. Agora, pela primeira vez, eles foram deslocados para cumprir a missão fora da Suécia.
Operando sob o Comando Aéreo Aliado da OTAN, Centro de Operações Aéreas Combinadas, seis Gripen do Esquadrão de Caça 21 da SwAF, baseado em Norrbotten, manterão prontidão na Polônia até o mês de junho, ao lado de um destacamento de caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF).
“Estamos bem preparados para dar o próximo passo e fortalecer ainda mais a defesa aérea da OTAN em dissuasão e criar segurança no espaço aéreo junto com nossos colegas britânicos”, disse o Tenente-Coronel Anders Gustafsson, Comandante do Destacamento da Força Aérea Sueca.
A OTAN iniciou o Policiamento Aéreo Aprimorado em 2014 após a invasão da Criméia pela Rússia. Trata-se de uma estratégia conjunta de defesa aérea do território da OTAN que a descreve como uma “resolução coletiva de natureza defensiva”.
“Esta é uma contribuição significativa do mais novo membro da OTAN. Nós damos as boas-vindas à força adicional que a Suécia traz para nossa missão de policiamento aéreo”, disse o Coronel do Exército dos Estados Unidos Martin O’Donnell, porta-voz do Quartel-General Supremo das Potências Aliadas na Europa.
Fonte: OTAN
@FFO