Pela 1ª vez um helicóptero chinês Z-20 transporta veículo militar utilitário 8×8. O helicóptero chinês Z-20 recentemente demonstrou a sua versatilidade de transporte tático para tropas de assalto, ao transportar pela primeira vez um veículo todo-o-terreno Lynx 8×8. Até então o helicóptero era reconhecido por transportar uma grande variedade de veículos, como morteiros autopropulsados, obuses, lançadores de foguetes múltiplos e plataformas de mísseis de defesa aérea, bem como drones terrestres.
De acordo com a uma reportagem da China Central Television (CCTV), divulgada em 15/05, uma brigada de assalto aéreo subordinada ao 83º Grupo do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA), recentemente organizou treinamento aéreo, onde pela primeira vez um helicóptero Z-20 transportou um veículo 8×8 Lynx. “As tropas continuarão a praticar esse método de transporte, incluindo em operações de treinamento noturno e gerenciamento de emergências”, afirmou a reportagem.
Especialistas militares disseram ao Global Times que este tipo de exercício demonstrou o excelente desempenho do sistema de controle de voo fly-by-wire dos motores turbo-eixo produzidos localmente para o helicóptero Z-20.
O carregamento de cargas externas (sling-loading) é uma maneira importante de transporte tático em operações de assalto aéreos, pois as tropas podem primeiro usar helicópteros para levar veículos todo-o-terreno e, em seguida, usar esses veículos para avançar ainda mais, disse Wang Mingliang, um especialista militar chinês citado na reportagem da CCTV.
Como um helicóptero utilitário da classe de 10 toneladas que não possui porta traseira de carga, o Z-20 não pode transportar um veículo deste porte internamente, como acontece com seus equivalentes da classe de 13 toneladas, como o Z-8L e o Mi-171. Então, o sling-loading é a única maneira do Z-20 transportar um veículo pesado.
Se o Z-20 transportou o Lynx 8×8, provavelmente poderá fazer o mesmo com variantes do Lynx, incluindo as modificações em morteiros autopropulsados, obuses, lançadores de foguetes múltiplos e plataformas de mísseis de defesa aérea, disse um especialista ao Global Times, observando que também pode transportar veículos não tripulados, como drones de reconhecimento, transportadores de munições e estações de armas de controle remoto.
@FFO