

PC-24 substituirá o Falcon 10 na Marine Nationale. O Pilatus PC-24 venceu o Embraer Phenom 300 e vai substituir os Falcon 10MER na Aéronautique Navale da Marine Nationale (Marinha Francesa).
Após uma competição entre a Embraer — o com o Phenom 300 e a Pilatus com seus PC-24, esta última foi selecionada no mês passado. Inicialmente, três PC-24 serão adquiridos. A Esquadrilha 57S da Aeronavale, sediada em Landivisiau (LFRJ) deverá receber sua primeira aeronave no início de 2026, a segunda no final de 2026 e a última em 2027. A decisão aparentemente visou ter um produto made in Europe, uma vez que ambos os jatos executivos têm muitas características similares. Porém, o Embraer Phenom é hoje o jato executivo mais vendido de sua classe.

A 57S recebeu essas aeronaves em 1981 e as utiliza desde então para voos de ligação e treinamento. Atualmente, há seis Falcon 10MER em uso e os três restantes permanecerão em serviço até o final de 2027.
A Marinha Nacional está usando esses pequenos jatos executivos como ferramenta de treinamento para pilotos de caça embarcados, ensinando-os a usar instrumentos e a realizar procedimentos militares franceses.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS