PC-21 para a RCAF. A Pilatus assinou um contrato para entregar 19 aeronaves de treinamento PC-21. O PC-21 não só fornecerá ao Canadá o sistema de treinamento mais avançado tecnicamente, mas também, uma plataforma de treinamento muito econômica e ecologicamente correta para pilotos militares.
A Pilatus tem o prazer de anunciar a conclusão bem-sucedida de um grande contrato com a KF Aerospace como parte de sua colaboração com a SkyAlyne para o programa “Future Aircrew Training” (FAcT) da Royal Canadian Air Force (RCAF). O contrato envolve a entrega de 19 aeronaves de treinamento PC-21 de última geração. O contrato, executado pela KF Aerospace em nome da SkyAlyne, uma joint venture entre os líderes de defesa canadenses CAE e KF Aerospace, para o programa FAcT. As aeronaves terão marca da RCAF, mas operados pela KF.
Os PC-21s ficarão estacionados na base da RCAF em Moose Jaw, Saskatchewan, a partir de 2026. Eles serão usados principalmente para fornecer treinamento avançado para aspirantes a pilotos militares. O programa FAcT foi projetado para modernizar e expandir fundamentalmente as capacidades de treinamento da RCAF.
“A SkyAlyne está animada por trabalhar com a Pilatus neste importante projeto. O PC-21 oferece inúmeros benefícios em relação às aeronaves de treinamento convencionais, equipado com aviônicos de ponta para garantir uma transição perfeita para jatos de linha de frente”, explica o executivo sênior da SkyAlyne, Kevin Lemke. “Além disso, o design inovador do PC-21 proporciona uma redução significativa nos custos operacionais e maior eficiência nas operações de treinamento. Essas qualidades tornam o PC-21 a escolha ideal para o Canadá.”
Markus Bucher, CEO da Pilatus, comentou o seguinte sobre este importante novo contrato: “Este contrato é mais uma prova das capacidades do nosso sistema de treinamento PC-21. O Canadá está entre as forças aéreas mais renomadas e profissionais do mundo, e estamos muito orgulhosos de fazer parte deste projeto inovador. Estamos muito ansiosos para trabalhar com nossos parceiros e podemos garantir a todos o nosso compromisso em fornecer ao Canadá o melhor sistema de treinamento e o melhor suporte possível ao cliente. Gostaríamos de agradecer a todos pela confiança na Pilatus e no PC-21, nosso Next Generation Trainer feito na Suíça!”
Ioannis Papachristofilou, vice-presidente de aviação governamental da Pilatus, acrescentou: “Este marco é uma conquista significativa para todos os envolvidos, e estamos muito orgulhosos de que o PC-21 agora servirá como a espinha dorsal do programa de treinamento de pilotos militares do Canadá nas próximas décadas.”
Sistema de treinamento integrado e comprovado
O PC-21 da Pilatus oferece uma plataforma de treinamento avançada projetada especificamente para atender aos requisitos do treinamento moderno de pilotos. O PC-21 é conhecido por sua eficiência e versatilidade, sendo reconhecido mundialmente como uma aeronave de treinamento líder. Além da aeronave em si, o sistema de treinamento integrado do PC-21 também inclui sistemas de planejamento de missão e debriefing, bem como materiais de treinamento — todos elementos essenciais para dar suporte ao treinamento em solo.
A frota total de PC-21s no mundo é atualmente de pouco menos de 250. Os clientes incluem as principais forças aéreas do mundo na Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente e Austrália. A Força Aérea Suíça adotou o PC-21 em 2008 e o tem usado para treinar com sucesso futuros pilotos militares desde então.
A RCAF será a 11ª Força Aérea a treinar seus pilotos no PC-21. São elas Austrália — RAAF (49); França — AAE (17 + 9 opções); Jordânia — RJAF (12); Catar — QAEF (24); Arábia Saudita — RSAF (55); Cingapura — RSAF (19); Espanha — EdAE (24 + 16 opções) Suíça — SwAF (8); Emirados Árabes Unidos — EUAF (25); Reino Unido — RAF (2) e Canadá — RCAF/SkyAlyne (19).
@CAS