• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Patrulla Águila da Espanha aposentou os jatos C-101 Aviojet

16 de junho de 2025
Patrulla Águila da Espanha aposentou os jatos C-101 Aviojet. A apresentação final dos icônicos jatos aconteceu neste último final de semana (Fotos: EdAE).
Patrulla Águila da Espanha aposentou os jatos C-101 Aviojet. A apresentação final dos icônicos jatos aconteceu neste último final de semana (Fotos: EdAE).

Patrulla Águila da Espanha aposentou os jatos C-101 Aviojet. No ano que completa 40 anos, a “Patrulla Águila”, Esquadrão de Demonstração da Força Aérea e Espacial da Espanha (EdAE), se despediu dos seus CASA/Airbus C-101EB Aviojet (designação militar E.25). A apresentação final dos icônicos jatos aconteceu neste último final de semana.

O primeiro voo do C-101 na “Patrulla Águila” ocorreu em 04 de junho de 1985 e desde então foram centenas de apresentações e milhares de horas voadas. A última oportunidade do público assistir os C-101 em ação na Patrulla Águila aconteceu neste último final de semana, durante o festival Aire25, organizado pela Força Aérea Espanhola na Base Aérea de San Javier, em Múrcia.

O C-101 Aviojet é um jato monomotor subsônico desenvolvido e fabricado pela empresa espanhola Construcciones Aeronáuticas SA (CASA), atual Airbus. Ele foi projetado para cumprir missões de treinamento avançado e ataque leve. Seu primeiro voo ocorreu em 27 de junho de 1977 e três anos depois o Ejército del Aire Espanhol recebeu a primeira unidade.

Com um design de cauda alta posicionada acima do bocal do motor, rapidamente os pilotos espanhóis apelidaram carinhosamente o C-101 como “culopollo“, ou “rabo de galinha”, na tradução literal. O apelido rapidamente viralizou entre os militares e entusiastas da aviação do país.

No total, a CASA/Airbus produziu 151 Aviojets nas instalações industriais de Getafe, Espanha. Destes, quatro jatos serviram como protótipos para desenvolvimento do programa, 88 foram adquiridas pela Força Aérea Espanhola e as demais 59 unidades foram exportadas para o Chile, Jordânia e Honduras.

Sob um processo de modernização da sua frota, em 26 de novembro de 2019, a Espanha confirmou a aquisição de 24 aeronaves de treinamento turboélice Pilatus PC-21, quantidade elevada em mais 16 unidades encomendadas no segundo lote assinado em dezembro de 2022. Os novos treinadores substituíram os envelhecidos jatos CASA C-101EB, bem como os turboélices T-35C Pillán.

Com o recebimento dos 24 PC-21 do primeiro lote, em julho de 2022 a Academia General del Aire (AGA) retirou de serviço os últimos C-101 da função de treinamento de pilotos. Desde então, apenas a Patrulla Águila permaneceu como a última Unidade operacional equipada com os icônicos jatos e a partir de agora inicia a transição para o Pilatus.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login