Patria irá produzir as portas de trem de pouso dos F-35. A empresa finlandesa Patria e a Lockheed Martin assinaram seu segundo Memorandum of Agreement (MoA) para trabalho direto no programa industrial do F-35 da Finlândia. Este MoA fornece a estrutura contratual para a montagem e qualificação de uma linha de produção de portas de trem de pouso nas instalações da Patria em Halli, em Jämsä, Finlândia. A linha de produção entregará portas de trem de pouso para a frota global de F-35.
O projeto das portas do trem de pouso é um elemento-chave da solução de participação industrial do F-35 na Finlândia para transferir experiência técnica e de fabricação na produção de aeronaves de 5ª geração. Este projeto proporcionará décadas de trabalho de produção de alta tecnologia e permitirá à indústria finlandesa preparar-se para futuras oportunidades operacionais e de sustentação.
O acordo é um dos muitos projetos onde a Lockheed Martin está fazendo parceria com a indústria, universidades e grupos de pesquisa finlandeses, com foco na produção, sustentação e tecnologias relacionadas à defesa do F-35. A solução de participação industrial do F-35 na Finlândia cria competências fortes através da segurança do abastecimento e também é significativa para a economia nacional.
“As oportunidades industriais do F-35 oferecidas à Finlândia alavancam e aumentam a profundidade do conhecimento da indústria finlandesa, ao mesmo tempo que melhoram a segurança de fornecimento do país”, disse Mike Shoemaker, vice-presidente de programas de clientes do F-35 na Lockheed Martin. “Estamos ansiosos para trabalhar com Patria para desenvolver esta capacidade de produção robusta na Finlândia e fazer parceria com a indústria finlandesa durante toda a vida do programa. Este acordo de longo prazo para a fabricação de 400 conjuntos de portas de trem de pouso F-35 é um acréscimo importante às capacidades futuras do Patria. A especialização adicional dos materiais do F-35 com a montagem da fuselagem dianteira do F-35 é essencial para a segurança do abastecimento da Finlândia. Prosseguindo conforme planejado, a cooperação com a Lockheed Martin e a cadeia de suprimentos do F-35 foi mais uma vez muito produtiva”, disse Petri Hepola, Diretor de Programa do F-35 em Patria.
O Governo da Finlândia autorizou em 10 de dezembro de 2021 o Comando Logístico das Forças de Defesa Finlandesas a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos para o próximo caça multifuncional da Finlândia. O caça que substitui a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II. A aquisição contém 64 caças multifuncionais F-35A Bloco 4, armamento substancial e versátil adaptado às circunstâncias operacionais, soluções de treinamento e sustentação necessárias, outros sistemas relacionados, bem como serviços de sustentação e manutenção até o final de 2030.
No HX Fighter Na avaliação do programa das ofertas dos licitantes, o F-35 atendeu aos requisitos de segurança de abastecimento, participação industrial e acessibilidade das áreas de tomada de decisão. Na avaliação da capacidade militar, o sistema abrangente do F-35 foi o melhor. As capacidades de combate, reconhecimento e sobrevivência do F-35 foram as mais adequadas dos candidatos HX. O programa F-35 é multinacional e sua comunidade de usuários é grande. O sistema está em serviço em muitos países europeus, incluindo Noruega e Dinamarca.
@CAS