Participação da Marinha é destaque na LAAD Defence & Security 2025. A participação da Marinha do Brasil (MB) foi um dos destaques da 15ª edição da LAAD Defence & Security 2025 (LAAD), maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Com mais de 400 marcas de 28 países, a exposição começou na terça-feira (1º) e encerrou nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ).
“A feira atingiu em grande parte os nossos objetivos e nós conseguimos ouvir dos expositores um feedback muito positivo. O estande da Marinha, em particular, ficou muito bonito, com aquela imagem do oceano ali no piso, foi realmente genial. Eu diria que é um dos mais tecnológicos e bastante interessante o que foi mostrado lá, acho que o pessoal gostou muito”, pontuou Sergio Jardim, Diretor-Geral da Creative Events, organizadora do evento.
A MB participou da exposição com um local próprio – interno e externo –, onde apresentou seus programas estratégicos, produtos, meios e armamentos adquiridos. Internamente, o estande de dois andares somava 200 metros quadrados, possuindo um chão digital e imersivo, composto por 384 módulos de LED, com mais de 40 mil pixels, criando um cenário contínuo e realista.
Nas instalações, a MB ofereceu diversas experiências interativas, como um simulador de navegação de paraquedas, um tour pela Ilha Rasa (RJ) – feito com auxílio de óculos de realidade virtual – e um simulador virtual para estudo topotático do terreno. Em sua estrutura, o estande apresentou piso em LED, com imagens imersivas do oceano, praias e meios navais em operação e um espaço instagramável com um timão em tamanho real, para que o público se sentisse conduzindo o Navio-Veleiro “Cisne Branco” – um dos mais emblemáticos da Força.
Na parte externa, a MB apresentou o helicóptero AH-15B, fundamental para a realização de operações de esclarecimento, ataque e guerra antissuperfície; mísseis Exocet AM39 B2M2; e a Lancha Operativa Ribeirinha “Conde da Cunha”, destinada a operações em regiões abrigadas (lagos, lagoas, baías, rios e canais), com capacidade de transportar 14 militares e possibilitar o desembarque em praias.
A Força Naval também exibiu a viatura blindada Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), em uma demonstração da capacidade que o meio tem de prover apoio aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, proporcionando o desembarque e o prosseguimento de tropas durante uma operação. Também se destacaram o robô “ROV Defender”, utilizado na desativação de artefatos explosivos; e a Viatura Blindada “Piranha” – que garante às tropas proteção, mobilidade e apoio de fogo.
O sistema de lançadores múltiplos de foguetes ASTROS, fabricado pela empresa brasileira Avibras, lança munições de diferentes calibres a distâncias entre nove e 300 quilômetros, e sua exposição teve como público-alvo militares e forças armadas de outras nacionalidades, assim como a viatura blindada JLTV (que também garante aos militares da Força proteção, mobilidade e apoio de fogo em seus deslocamentos).
Acordos
Durante o evento, que tinha como um de seus focos fomentar a interação comercial e as relações entre empresas e países, a MB assinou três propostas importantes para a Força e o País. No primeiro dia (1º), firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa Omnisys, com o objetivo de desenvolver radares navais de busca para equipar futuros navios-patrulha.
“É mais uma demonstração da parceria de longa data entre a empresa e a MB. É mais uma solução onde desenvolveremos capacidade local em radares, gerando competências e empregos na indústria de defesa brasileira”, afirmou o CEO da Omnisys, Rodrigo Modugno.
Já na quarta-feira (2), a Força Naval brasileira firmou acordos com a empresa SIATT e o Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, para a produção, o aprimoramento e a comercialização dos mísseis antinavio MANSUP, bem como para a implantação de um sistema antidrones. O documento inclui os direitos para modificações, uso, produção ou exploração comercial no Brasil e em qualquer outro país, com o retorno de royalties à Força Naval. Foi firmado, ainda, um protocolo de intenções para a produção de sistemas autônomos antidrones.
Bicentenário Brasil-Reino Unido
O estande da MB também foi palco para um novo acordo entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Real Britânica. Na quarta-feira (2), ambas as instituições assinaram, durante o evento, um protocolo de intenções para a aquisição de dois navios docas multipropósitos da classe “Albion”: o HMS “Albion” e o HMS “Bulwark”.
O acordo foi formalizado no ano em que se celebra o bicentenário de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido, e a aquisição das embarcações britânicas representa um reforço significativo para o Poder Naval Brasileiro, visto que esta classe de navios se notabilizou pela sua capacidade de condução de operações humanitárias, resposta a emergências, calamidades públicas e apoio à Defesa Civil, além de seu emprego clássico de projeção de poder.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO