Parque Tecnológico Aeroespacial será criado na Bahia. O Ministério da Defesa (MD) e o Comando da Aeronáutica (COMAER), juntamente com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai CIMATEC) formalizaram em 18/01, a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O objetivo é promover o desenvolvimento nacional da indústria aeroespacial.
O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ficará sediado na Base Aérea de Salvador (BASV) e será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial. A implantação do Parque viabilizará atendimentos à indústria nacional e a previsão é que no primeiro semestre de 2025 já seja possível ter operações no local.
O projeto tem como objetivo o avanço de soluções em ciência, educação, tecnologia e inovação para os quatro principais desafios do setor: aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma. Estas serão as bases para realizar direcionamento estratégico, busca de recursos para desenvolvimento de projetos e geração de impacto para as empresas e a sociedade.
Com o lançamento do Parque Tecnológico Aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) reafirma sua vocação em fomentar o campo tecnológico e aeroespacial, contribuindo para a inovação tecnológica nacional e com o desenvolvimento da Bahia.
Parque Tecnológico Aeroespacial
O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia terá cerca de 800 mil metros quadrados e mais de 100 mil metros quadrados de construções. O local contará com diversos prédios de engenharia, além de pista para pouso e decolagem de aviões.
Senai CIMATEC
O Senai CIMATEC é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, referência em atividades de pesquisa e soluções para a indústria. A entidade integra uma Escola Técnica, um Centro Universitário e um Centro Tecnológico, que atuam em conjunto. Fundada em 2002, além da sede em Salvador, o órgão opera o Complexo Industrial Cimatec Park, em Camaçari (BA), e os recém-lançados campi Cimatec Sertão e Cimatec Mar.
Fonte: FAB
@FFO