Parlamento espanhol autoriza compra de 20 Typhoon Tranche 4. O Conselho de Ministros da Espanha deu luz verde para a aquisição de 20 novos caças Eurofighter Typhoon Tranche 4, com objetivo de reforçar as capacidades de defesa das Ilhas Canárias. Por um valor aproximado de €2 bilhões, os novos jatos serão destinados para a Ala 46 do Ejército del Aire de España (EdA), e deverão substituir os EF-18A Hornet, que serão desativados entre 2023 e 2024.
O Executivo espanhol aprovou um acordo pelo qual autoriza o poder executivo a adquirir compromissos futuros, em conformidade com o Artigo 47 da Lei 47/2003 do Orçamento Geral. Assim, o Ministério da Defesa poderá realizar a modernização, evolução e apoio logístico do caça EF-2000 Tranche 3, Submarino S-80, além do “Projeto Halcón”, que se refere à compra dos 20 novos Typhoon Tranche 4.
A substituição de quase vinte caças F/A-18 Hornet é uma prioridade para o Ejército del Aire, por se tratar de aeronaves adquiridas usadas da Marinha dos Estados Unidos na década de 1990. Essas aeronaves são responsáveis por missões de vigilância e defesa a´perea das Ilhas Canárias, e estão sofrendo com a disponibilidade.
A frota Eurofighter Typhoon do EdA está composta por 73 aeronaves, distribuídas nas Alas 11 Morón de La Frontera e 14 Albacete (59 EF2000 monopostos e 14 EF2000T biplaces). A Espanha recebeu o último Typhoon em janeiro de 2020, e atualmente a Airbus Getafe está trabalhando na modernização de 17 caças Tranche 1, cujas atividades deverão ser encerradas em 2023.
O restante da frota de EF-18, cerca de 50 caças, estão distribuídos entre Torrejón e Zaragoza, e deverão ser substituídos na sequência. A Airbus considera que essas aeronaves deveriam ser substituídas por cerca de 30 novos Typhoon de última geração.
Os novos Typhoon Tranche 4 são equipados com radares eletrônicos de varredura ativos E-Scan. O EdA está trabalhando para equipar a sua frota legada com os novos radares, e recentemente foi assinado um contrato para a aquisição de cinco desses radares ativos.
O radar Eurofighter Captor-E é o radar de varredura eletrônico ativo mais avançado do mundo para aeronaves de combate. O desenho da fuselagem frontal da aeronave permite ao Typhoon maior capacidade de escaneamento eletrônico, ampliando o alcance e rastreamento. A maior superfície da antena também permite maior cobertura de campo do que qualquer outra plataforma, melhorando e garantindo seu desempenho.
Fonte: ABC España
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO