Parlamentares nigerianos visitam produção do A-29 nos EUA. Na quinta-feira (27/05), uma delegação do Comitê Conjunto de Defesa e Força Aérea da Assembleia Nacional da Nigéria (NASS), visitou as instalações da Embraer Defense Security Incorporated (EDSI), em Jacksonville, Flórida, EUA. As autoridades nigerianas vistoriaram a linha de produção dos caças A-29 Super Tucano que serão entregues para a Força Aérea Nigeriana (NAF) neste ano.
Liderada pelo Senador Michael Nnachi, a equipe do NASS recebeu atualizações sobre o andamento dos trabalhos do Programa NAF A-29 Super Tucano e as datas previstas de entregas das aeronaves.
O Coronel Authur Ford, da Fighters and Advance Aircraft Directorate da USAF, informou que 10 das 12 aeronaves estão prontas para entrega, enquanto duas estão passando por modificações e integração dos sistemas específicos da NAF.
Segundo palavras do Coronel Ford, a entrega do primeiro lote com seis aeronaves está prevista para o próximo mês de julho, enquanto as seis restantes serão entregues antes do final de outubro deste ano.
Questionado pelo Senador nigeriano Michael Nnachi, sobre o longo período entre o pagamento do contrato e a entrega das aeronaves (cerca de três anos), o Coronel Ford informou que o prazo é natural diante da complexidade de configuração das aeronave para atender às especificações da NAF.
Em novembro de 2018, a Sierra Nevada Corporation e a Embraer Defense & Security receberam o contrato para entregar 12 aeronaves de ataque leve A-29B Super Tucano à Força Aérea da Nigéria. O contrato inclui dispositivos de treinamento de solo, sistemas de planejamento de missões, sistemas de informações da missão, peças de reposição, equipamentos de apoio no solo e suporte logístico.