• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Paris Air Show: Embraer vê OTAN como potencial cliente do KC-390

23 de junho de 2023
Paris Air Show: Embraer vê OTAN como potencial cliente do KC-390 (Foto: Embraer).
Paris Air Show: Embraer vê OTAN como potencial cliente do KC-390 (Foto: Embraer).

Paris Air Show: Embraer vê OTAN como potencial cliente do KC-390. A Embraer está focada em promover os seus aviões de transporte multimissão KC-390 Millennium para a OTAN. Pensando nisso, a fábrica brasileira levou para o Paris Air Show 2023 duas aeronaves, sendo uma delas o primeiro exemplar da Força Aérea Portuguesa (FAP).

Slide da apresentação do KC-390 no Paris air Show 2023, mostrando o pacote de equipamentos e sistemas da OTAN que estão sendo implementados no KC-390 de Portugal (Fonte: Tim Robinson).
Slide da apresentação do KC-390 no Paris air Show 2023, mostrando o pacote de equipamentos e sistemas da OTAN que estão sendo implementados no KC-390 de Portugal (Fonte: Tim Robinson).

O objetivo da Embraer é promover o KC-390 como um possível vetor de transporte de veículos de combate da Aliança. A aeronave, que recentemente recebeu o Certificado de Capacidade Operacional Total (FOC), poderia ser uma opção para compor a unidade multinacional da Capacidade de Transporte Aéreo Estratégico (SAC) da OTAN.

A informação foi divulgada em 21 de junho, por Marcio Monteiro, Diretor de Marketing da Embraer, durante a feira aeroespacial realizada em Le Bourget, arredores de Paris, até o próximo dia 25 de junho. “Temos mantido conversas iniciais com a OTAN. Vemos potencial para que o KC-390seja uma excelente opção para a Aliança”, disse o Executivo.

KC-390 PT-ZNG/FAB 2852 exposto na Paris Air Show 2023 com adesivo FOC (Foto: Embraer).

Sediada na Base Aérea de Pápa, na Hungria, a SAC da OTAN é composta por 12 nações, e executa operações de transporte aéreo para as nações parceiras. Sua Ala de Transporte Aéreo Pesado (HAW) está composta por três Boeing C-17A Globemaster III, uma aeronave que muitas vezes é grande demais para transportar pequenos volumes de cargas. É aí que entraria o KC-390.

Países membros do SAC OTAN (Fonte: SAC).
Países membros do SAC OTAN (Fonte: SAC).

A aquisição de dois KC-390 pela Força Aérea da Hungria (HAF) é vista como o cartão de apresentação do avião brasileiro à Unidade multinacional de transporte da OTAN. Apesar de estar baseado em seu território, o SAC OTAN não tem vínculos diretos com as Forças Armadas húngaras. Entretanto, informações não oficiais indicam que há previsão de que os KC-390 húngaros eventualmente serão utilizados pelo SAC, atuando ao lado dos C-17A, otimizando a capacidade de transporte da OTAN. O cronograma de entrega do primeiro KC-390 da HAF é para 2024.

Distribuição do número de horas/ano dos membros do SAC (Fonte: SAC).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login