Paris Air Show: Argentina FAdeA e indiana HAL assinam acordo no setor aeroespacial. A Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA) e a empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para desenvolver projetos conjuntos no setor da indústria aeronáutica e aeroespacial.
O documento foi assinado em 19 de junho, pelo Vice-Presidente e Gerente Geral da FAdeA, Franco Giuggioloni, e pelo CEO do Complexo de Bangalore da HAL, Mihir Kanti Mishra, durante o Paris Air Show 2023, realizado em Le Bourget até o próximo dia 25 de junho.
Esta etapa faz parte de uma série de reuniões prévias que envolveram representantes de ambas empresas e autoridades do Ministério da Defesa da Argentina e da Índia. Em março de 2022 uma delegação argentina, chefiada pela Secretária de Pesquisa de Defesa, Política Industrial e Produção, Daniela Castro, e pelo Comandante da Força Aérea Argentina Brigadeiro Isaac, visitou a Índia.
No mês passado, uma delegação indiana composta por representantes da HAL, acompanhados pelo Embaixador da República da Índia, Dinesh Bhatia, foi recebida na sede do Ministério da Defesa, em Buenos Aires. Eles percorreram a Argentina para conhecer a indústria local.
A estatal Hindustan Aeronautics Limited é a maior empresa do setor aeronáutico da Índia, sendo que seus produtos e serviços tem grande importância e penetração na Ásia. A expectativa pelo lado argentino é que a FAdeA possa ingressar nesse importante nicho de mercado. Da mesma forma, a HAL poderá se expandir no mercado latino-americano, tendo a FAdeA como seu principal parceiro na região.
A associação estratégica entre as duas empresas promoverá o intercâmbio de conhecimento e tecnologia e promoverá o desenvolvimento de capacidades no campo da indústria de defesa.
A FAdeA verá um novo nicho se abrir para o seu jato de treinamento e ataque IA-63 Pampa III, enquanto a HAL, com um portfólio muito diversificado de caças supersônicos e helicópteros multimissão, terá um novo campo para explorar no continente.
Fonte: Ministério Defesa Argentina
@FFO