

Paris Air Show 2025: Airbus e França assinam acordo para o VSR-700. O acordo-quadro prevê a futura aquisição do sistema no âmbito do programa Systèmes de Drone Aérien pour la Marine (SDAM) da Marinha Francesa. O acordo também abre caminho para a cooperação com outras nações por meio de acordos entre governos.
Sébastien Lecornu, Ministro francês das Forças Armadas, assinou um acordo-quadro com Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters e Marie-Laure Bourgeois, Vice-Presidente Executiva de Vendas e Marketing do Naval Group, para a futura aquisição dos SDAM ou sistemas aéreos não tripulados para Marine Nationale. O acordo também abre caminho para a cooperação com outras nações por meio de acordos entre governos.
Cada SDAM contará com um sistema aéreo não tripulado (UAS) Airbus VSR700, operado com o Sistema de Missão Steeris do Naval Group. O Naval Group também é responsável pela integração dos SDAMs em fragatas da Marinha Francesa. Resultado de 15 anos de experimentação e desenvolvimento em P&D, o Steeris® MS é uma solução comprovada no mar, projetada para integração de sistemas de combate naval.
“Este acordo-quadro é um marco fundamental para o programa VSR700”, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Com nossos parceiros, demonstramos as capacidades do VSR700 no mar com diversas demonstrações, incluindo uma a bordo de uma fragata da Marinha Francesa”, acrescentou. “Além disso, com este programa, estamos construindo um ecossistema de UAS local e soberano que beneficiará tanto nossos países de origem quanto nossos parceiros em todo o mundo. O VSR700 é um sistema verdadeiramente versátil que pode ser usado em diversos ambientes, como evidenciado pela versão de reconhecimento armado em exibição no Paris Air Show”.
“Esta assinatura é um testemunho do trabalho em equipe alcançado com nossos parceiros e da experiência do Naval Group na integração de todos os tipos de drones a bordo de navios de superfície para melhorar as capacidades operacionais das marinhas de nossos clientes”, disse Pierre Eric Pommellet, presidente e CEO do Naval Group.

O acordo-quadro estabelece as bases para a inclusão de outras nações parceiras no programa. Outras nações em todo o mundo foram oficialmente convidadas pela Direção-Geral de Armamento (DGA) francesa a aderir ao programa. Por meio de um contrato entre governos, elas poderão encomendar o sistema em uma configuração semelhante à selecionada pela DGA para a Marinha Francesa.
Os VSR700s de série que serão entregues à Marinha Francesa serão equipados para missões de vigilância e inteligência, como os protótipos VSR700 testados até o momento para desenvolver o SDAM. Essa configuração inclui um radar, um sistema eletro-óptico e um receptor de Sistema de Identificação Automática (AIS). O VSR700 foi desenvolvido para decolar e pousar automaticamente de uma embarcação da Marinha em condições de mar agitado, em um ambiente eletromagnético denso, carregando três sensores e voando por mais de oito horas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS