

PARASAR participa da Operação Atlas 2025. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) – PARASAR da Força Aérea Brasileira (FAB) está participando da Operação Atlas 2025 com seus Guias Aéreos Avançados (GAA), que fornecem informações em tempo real sobre o espaço aéreo e condições meteorológicas no teatro operacional. Com esse apoio os pilotos e controladores de tráfego aéreo podem tomar decisões mais assertivas e seguras em suas missões.
Os GAA do PARASAR entraram na terceira fase da Operação Atlas, etapa do “exercício no terreno”, quando as Forças Armadas realizam ações baseadas em situações táticas, integradas e com aplicação de ações de comando e controle.
“Os guias aéreos avançados são militares que conseguem coordenar, a partir do solo, o emprego de aviões que lançam armamentos sobre forças adversas. Esses armamentos ficam muito mais precisos quando o guia aéreo avançado, por meio de suas técnicas, profere algumas palavras pelo rádio, utiliza alguns códigos, evitando assim um fratricídio — próprias tropas alvejadas — ou até mesmo a atingir prédios públicos, como uma escola ou uma igreja”, explicou o Comandante do EAS – PARASAR, Tenente-Coronel de Infantaria Igor Duarte Fernandes.
Esses operadores são elementos especializados que, através do uso de equipamentos especiais como rádios, telêmetros e designadores lasers, fazem a orientação às aeronaves em voo para prestar o Apoio Aéreo Aproximado (ApAA) às tropas amigas em solo, visando maximizar os efeitos do armamento aéreo sobre o inimigo e minimizar o dano colateral.
Como a Operação Atlas é um exercício conjunto do Ministério da Defesa, o PARASAR contribui não apenas com os meios da FAB, mas também para as tropas terrestres do Exército Brasileiro.
Diante disso, a Força Aérea Componente (FAC) atua com prontidão e agilidade para proteger a população, visando, ainda, facilitar ou apoiar o emprego futuro e maciço das Forças de combate. A FAC tem um papel central na preservação da soberania nacional e atuando como um vetor estratégico do Sistema de Defesa Aeroespacial para prevalecerem os interesses nacionais.
Operação Atlas 2025
A Operação Atlas 2025 é uma série de ações militares que visam aprimorar as capacidades operacionais das Forças Armadas. A operação inclui uma variedade de atividades, incluindo voos de treinamento, exercícios de combate e simulações de situações de crise.
Esse exercício representa um avanço no treinamento integrado e sistêmico das operações conjuntas, visando, prioritariamente, a interoperabilidade e a capacidade logística das Forças Armadas na defesa do país e na proteção da Amazônia.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO