• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Paraquedistas do Exército realizam exercício no Mato Grosso do Sul

20 de setembro de 2021
Paraquedistas do Exército realizam exercício no Mato Grosso do Sul (Fotos: EB).

Paraquedistas do Exército realizam exercício no Mato Grosso do Sul. Entre 06 e 14 de setembro, a Força-Tarefa Afonsos realizou a Operação Bumerangue Pantanal, liderada pelo 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt) do Exército Brasileiro (EB). O treinamento aconteceu nos municípios de Bela Vista e Caracol, ambos no Mato Grosso do Sul.

Seguindo a Diretriz de Planejamento da Operação, durante todo o mês de agosto, foi realizada a preparação inicial por meio de um plano de concentração e aprestamento estabelecido para todo o efetivo, ainda na Guarnição do Rio de Janeiro.

Nesse período, foram realizadas instruções práticas e teóricas sobre as operações aeroterrestres, treinamento de técnicas, táticas e procedimentos utilizando os simuladores da Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, aprestamento do material individual e coletivo e emissão de ordens aos integrantes da força-tarefa.

Paraquedistas do Exército realizam exercício no Mato Grosso do Sul (Fotos: EB).

No quartel do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RCMec), na guarnição de Bela Vista (MS), a Força-Tarefa realizou instruções de embarque e desembarque de aeronave HM-3 Cougar (EB 4004), ensaios das ações táticas impostas e deduzidas ao Comando da Força-Tarefa Afonsos, e treinamentos de técnicas táticas e procedimentos das frações.

No dia 11 setembro, foi realizado o assalto aeroterrestre, com apoio de uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB), na Zona de Lançamento Fazenda Moeda, localizada nas proximidades do município de Caracol (MS). Após o assalto aeroterrestre, a Força-Tarefa Afonsos executou uma marcha de aproximação de oito quilômetros até a posição de ataque.

Em seguida, foi desencadeada a conquista da localidade de Caracol para o estabelecimento de uma cabeça de ponte aérea, seguida de ações subsequentes como defesa da localidade, patrulhamentos ostensivos a pé e motorizado, ocupação de pontos fortes estratégicos, patrulhas de combate e reconhecimento com infiltração/exfiltração realizado pelo helicóptero HM-3 Cougar, evacuação de não combatentes, tudo com a finalidade de garantir a manutenção da localidade conquistada.

Por fim, no dia 14 de setembro, foi realizada a operação de junção, onde a força-tarefa da Bda Inf Pqdt foi substituída em posição pelo 10º RCMec.

Fonte: EB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login