Paraguai adquire dois radares AN/TPS-78 ADCAP. Por meio do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos Estados Unidos, o Paraguai adquiriu dois radares TPS78 ADCAP banda S (derivados do TPS-70), do grupo Northrop Grumman, para fortalecer a vigilância de seu espaço aéreo.
A aquisição inclui não somente os sistemas de radar, mas também suporte logístico, programas de treinamento especializados, manutenção garantida e atualizações periódicas para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Trata-se de um investimento de US$ 45,8 milhões, como parte de um plano para fortalecer a segurança aérea e combater voos irregulares.
Os radares AN/TPS-78 Advanced Capability (ADCAP) e ADCAP Multi-Mode são a próxima geração de radares avançados de vigilância aérea, possibilitados pelos avanços no design de transistores de alta potência. O AN/TPS-78 ADCAP é um radar 3D de banda S de longo alcance (240 nm/444 km), com taxas de varredura de 10 segundos e 5 segundos, adequado tanto para missões de interceptação de controle terrestre que exigem taxas de atualização de alvo, incluindo rastreamento de mísseis balísticos táticos (TBM).
O suporte inclui infraestrutura, peças de reposição, treinamento para 60 militares da Força Aérea, entre operadores e técnicos, assistência técnica por cinco anos e garantia de dois anos. Os sistemas usam ferramentas de inteligência artificial para diferenciar entre voos comerciais, privados e suspeitos, com capacidade de reduzir alarmes falsos em até 70%.
Por sua vez, os dois radares de cobertura pontual Elta 2106NG estão sendo mantidos e atualizados em Israel.
TEXTO: Javier Bonilla.
@CAS