

Paquistão teria derrubado um míssil SCALP-EG lançado por um Rafale da Índia. A Força Aérea Indiana (IAF) teria usado mísseis de cruzeiro SCALP-EG nos recentes ataques de precisão contra alvos em território paquistanês. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram supostos destroços de um SCALP-EG a cerca de 40 km da Base Aérea de Mushaf, em Sargodha, na província de Punjab.

Fontes locais afirmam que o míssil teria sido interceptado pelas baterias de defesa aérea paquistanesas, muito embora ambos os países não tenham emitido declarações oficiais confirmando o fato.

De acordo com rastreamento de inteligência de código aberto e relatos de testemunhas na região, um dos mísseis teria sido abatido em pleno voo, impedindo o impacto perto da base estratégica de Mushaf, que abriga unidades da Força Aérea do Paquistão (PAF).

Fabricado pela MBDA, o SCALP teria sido lançado por um caça Rafale, única aeronave da IAF atualmente capaz de utilizar esses mísseis. A Índia teria recebido cerca de 150 SCALP-EG (número não oficial), como parte do contrato de aquisição dos caças franceses Dassault Rafale. Esta seria a primeira utilização operacional da munição pela IAF.

Equipado com uma ogiva de alta penetração projetada para atingir alvos fortificados de alto valor, o MBDA SCALP tem alcance superior a 500 quilômetros. As imagens espalhadas nas redes sociais mostram fragmentos do míssil que teria sido abatido, incluindo seções da fuselagem, ogiva e do motor turbojato.

Relatórios do Ministério da Defesa do Paquistão afirmam que teriam derrubado pelo menos seis caças indianos, entretanto fontes independentes afirmam que esse número seria de quatro aeronaves. Conforme noticiamos anteriormente, a PAFteria utilizado seus caças chineses J-10CE armados com mísseis ar-ar PL-15E em combates aéreos contra os Rafale indianos, recebidos em 2020.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO