A Força Aérea do Paquistão (PAF) recebeu hoje (30/12), um lote de 14 caças biplaces PAC JF-17B Thunder, matriculados de 20-613 a 20-626. Conforme o canal de notícias paquistanês Ary News, as aeronaves foram recebidas em cerimônia oficial nas instalações da PAC Kamra (Pakistan Aeronautical Complex), e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da PAF, Marechal Mujahid Anwar Khan, do embaixador chinês no Paquistão, Nong Rong, além do Embaixador da Nigéria, entre outras autoridades.
Também foram apresentados no evento, os três JF-17 Thunder Block II destinados à Força Aérea da Nigéria (NAF), matrículas NAF-720 à NAF-722.
Este é o segundo lote de caças biplaces recebido pela Força Aérea Paquistanesa, sendo que o primeiro lote, com oito aeronaves, foi entregue pela PAC em 27 de dezembro do ano passado.
O PAC JF-17 Thunder é um caça monomotor multifuncional desenvolvido em conjunto entre a China (CAC – Chengdu Aircraft Corporation) e o Paquistão (PAC – Pakistan Aeronautical Complex). A versão biplace é usada em treinamento e conversão de pilotos (LIFT – Lead-In Fighter Trainer), além de serem operacionais para missões de ataque ao solo e reconhecimento.
As aeronaves recebidas hoje são as últimas da linha de produção do Block II, porque a PAC já trabalha no próxima versão Block III, que será equipado com radar ativo de varredura eletrônica (AESA), novos sistemas de alvos e guerra eletrônica, entre outras atualizações, que equipam os modernos caças em operação.
Um novo motor RD-93MA está em desenvolvimento na Rússia, e será uma versão atualizada do atual RD-93 que equipa os JF-17 Thunder. Este motor será mais potente que o atual, produzindo um empuxo de aproximadamente 9.300 kgf (um mil a mais que o atual). A CAC/PAC não confirmaram ainda que os futuros JF-17 serão equipados com este novo motor.
A PAC já construiu mais de uma centena de caças JF-17 Block II para a PAF, que encomendou 62 unidades da nova versão Block III, com entregas programadas a partir de 2024. Atualmente dois protótipos do Block III estão em fase de testes.
@FFO