• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Paquistão perto de um acordo com a Turquia para produzir caça KAAN

25 de janeiro de 2025
Paquistão perto de um acordo com a Turquia para produzir caça KAAN. Protótipo do caça TAI KAAN. Foto: TAI.

Paquistão perto de um acordo com a Turquia para produzir caça KAAN. Os governos da Turquia e do Paquistão estão perto de fechar um acordo, que permitirá a participação e a produção sob licença do caça stealth turco Turkish Aerospace Industries (TAI) KAAN.

O Paquistão está supostamente perto de fechar um acordo de cooperação militar com a Turquia que envolve a criação de uma linha de produção para o caça stealth de quinta geração TAI TF KAAN no país da Ásia Central. Não foram confirmadas quantas unidades, mas a imprensa turca fala em 100 unidades.

O ministro da Defesa turco, Yashar Guler, confirmou que o Paquistão participaria do projeto MMU (TF-X) para desenvolver e construir o caça KAAN no país. MMU em turco Milli Muharip Uçak significa Aeronave de Combate Nacional.

O acordo teria sido alcançado na 8ª reunião da Feira Industrial Paquistão-Turquia, que ocorreu em dezembro no Paquistão. Os dois países estão em negociações sobre o assunto há cerca de um ano e meio.

O KAAN foi desenvolvido para substituiro os F-16 na Turkish Air Force (TuAF). Foto: TAI.
O KAAN foi desenvolvido para substituiro os F-16 na Turkish Air Force (TuAF). Foto: TAI.

O projeto do caça furtivo TF-X, denominado “KAAN” (termo regional que indica “poder supremo”), surgiu há cerca de uma década, quando o governo turco estabeleceu a meta para se tornar independente de fornecedores estrangeiros na área de defesa.

O KAAN da Turquia foi desenvolvido pela estatal TAI para substituir os F-16 Fighting Falcons da Turkish Air Force (TuAF). O avião realizou seu voo inaugural a quase um ano, em 20 de fevereiro de 2024, sendo comparado ao F-35. O KAAN tem 21 metros de comprimento e uma envergadura de 14 metros. A aeronave é equipada com dois motores turbofan da General Electric, capaz de gerar a velocidade máxima de Mach 1,8.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login