• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Paquistão negocia a compra de até 40 caças furtivos chineses J-35A

11 de junho de 2025

A J-35A stealth aircraft flies during the China International Aviation and Aerospace Exhibition, or Airshow China, in Zhuhai, Guangdong province, China November 12, 2024. cnsphoto via REUTERS

Paquistão negocia a compra de até 40 caças furtivos chineses J-35A (Foto: cnsphoto via Reuters).
Paquistão negocia a compra de até 40 caças furtivos chineses J-35A (Foto: cnsphoto via Reuters).

Paquistão negocia a compra de até 40 caças furtivos chineses J-35A. O governo do Paquistão confirmou oficialmente que está negociando a aquisição de até 40 caças furtivos Shenyang J-35A produzidos pela China. A informação confirma uma série de boatos que vinham circulando nos últimos dias sobre a compra dos caças de quinta geração pelo Paquistão, o que fará do país o primeiro cliente estrangeiro da aeronave chinesa.

Exibido publicamente no Zhuhai Airshow de 2024, o avançado caça furtivo multifuncional Shenyang J-35A tem capacidade de combate autodomínio, podendo realizar missões contra alvos aéreos, terrestres ou marítimos. O caça ainda tem uma versão naval para operações embarcadas em porta-aviões, equipada com um gancho de parada e trem de pouso dianteiro reforçado para lançamento por catapulta e parada por cabos.

Uma fonte militar da Força Aérea Paquistanesa confirmou que a primeira turma de pilotos está em treinamento na China há algum tempo e que as primeiras aeronaves deverão chegar ao País nos próximos meses.

Além dos caças J-35A, o governo paquistanês negocia a compra de aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle KJ-500 AEW&C para ampliar a capacidade de detecção e gerenciamento de combate, além de sistemas de defesa antimísseis HQ-19 com alcance superior a 1.000 km e que adicionará uma camada de proteção contra mísseis balísticos e ameaças aéreas de alta altitude.

O anuncio de Islamabad surge poucas semanas após o rápido conflito de três dias que envolveu as forças aéreas do Paquistão e da Índia na disputada área de fronteira entre ambos países. Especialistas acreditam que esta modernização da Força Aérea Paquistanesa poderá implicar diretamente no equilíbrio regional e, em contrapartida, a Índia terá que acelerar seus programas de aquisição de caças de quinta geração em busca do reequilíbrio de forças.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login