Paquistão: J-10CE como resposta aos Rafales indianos. Desde o início de 2021 haviam fortes rumores de que a Pakistan Fiza’ya (Força Aérea do Paquistão) estaria negociando um lote de caças chineses Chengdu Aircraft Corporation (CAC) J-10CE. Pondo fim às especulações, o governo do Paquistão confirmou a aquisição de um lote entre 25 e 36 J-10CE (versão de exportação do J-10C) para a Força Aérea. O ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid, disse a repórteres em Rawalpindi, no dia 29 de dezembro, que os aviões chineses são “uma resposta ao Rafale da Índia”
O ministro do Interior, Sheikh Rasheed também afirmou em sua entrevista que os J-10 já estariam no Paquistão para participar do desfile anual do dia da defesa em 23 de março de 2022. Não ficou claro quantos, se estes já seriam os J-10 da PAF, nem se serão aeronaves novas ou retiradas do inventário da PLAAF ( People’s Liberation Army Air Force). Se isto vai ocorrer só saberemos em março. Alguns críticos afirmam que isto pode ser apenas discurso político, tentando mostrar alguma reação a rápida implantação dos Rafales na Índia.
No entanto, há reportes que desde fevereiro de 2021, ao menos parte das entregas de J-10C a PLAAF foram retidas na planta da CAC de Chengdu/Huangtianba, talvez em um sinal que estas aeronaves poderiam ser realocadas ao Paquistão. Uma eventual aquisição de 36 J-10CE seria ao menos, uma resposta numérica aos 36 Rafales DH/EH da Indian Air Force (IAF), pois na prática o caça francês é superior ao chinês.
A Chengdu Aircraft Corporation (CAC) e a Pakistan Aeronautical Complex (PAC) produzirem o JF-17 bloco III Thunder em solo paquistanês, e ao que parece, a chegada dos J-10CE visa substituir imediatamente os caças mais antigos, como os Mirage III.
Como publicamos aqui, a tendencia é que os J-10CE seja entregues inicialmente ao 7(TA)Sq “Bandits” que emprega os Dassault Mirage IIIEA/DP. O Paquistão é o último operador de Mirage III e Mirage 5 do mundo e possui seis unidades operacionais, que ainda voam com o “delta da Dassault”. Além do Mirage, outro veterano a ser substituido são os Chengdu F-7P/PG e FT-7G (versão chinesa do MiG-21).
@CAS