

Paquistão estaria operando helicópteros de ataque chineses Z-10ME. Relatos que circulam nas mídias sociais do Paquistão indicam que o Exército Paquistanês começou a implantar helicópteros de ataque Z-10ME de fabricação chinesa, especialmente atualizados para atender a requisitos operacionais do país.
Esta seria a versão mais avançada da plataforma básica Z-10, sendo foi projetada para oferecer melhor desempenho em ambientes de alta ameaça. Com poucas informações públicas disponíveis, o Z-10ME integraria melhorias em vários sistemas, incluindo motores, guerra eletrônica e conjuntos de autodefesa.
Há muito tempo há boatos de que o Paquistão estaria adquirindo helicópteros Z-10ME. Embora esses últimos relatos tenham atraído ampla atenção, atualmente não há evidências verificadas de forma independente que confirmem sua implantação operacional com as forças paquistanesas.
Nem o exército paquistanês nem a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), fabricante do Z-10, confirmaram publicamente a entrega do Z-10ME ao Paquistão.
O Z-10 competiu anteriormente com o helicóptero de ataque turco T129 ATAK para atender às necessidades do Comando de Aviação do Exército do Paquistão. Embora a plataforma turca tenha vencido a competição inicialmente, as restrições americanas à exportação de componentes críticos do motor bloquearam as entregas dos T129 para o Paquistão, dando à China uma oportunidade para avançar com sua oferta do Z-10ME.
A possível implantação, se confirmada, representaria um marco na cooperação de defesa entre o Paquistão e a China em um momento de grandes preocupações com a segurança regional e esforços crescentes de Islamabad para modernizar sua frota de aeronaves de asa rotativa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO