Paquistão enviará helicópteros AH-1 ao Mali (UN MINUSMA). O Paquistão enviará três helicópteros de ataque Bell AH-1 Cobra a United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (UN MINUSMA), missão de paz das Nações Unidas no Mali, na África Ocidental. Devastado pela violência, a missão vem sofrendo com escassez de recursos, após várias nações se retiraram ou anunciaram planos de retirar pessoal.
Os Bell AH-1F/S pertencem ao Exército do Paquistão. Farhan Haq, vice-porta-voz de António Guterres — Secretário Geral das Nações Unidas, disse que o Paquistão fornecerá helicópteros para a UN MINUSMA, sendo que, todos os três devem ser implantados até março do próximo ano. “Eles fornecerão escolta armada, algo muito necessário para nossas forças, além de serem essenciais para o alerta e resposta rápida que visa proteger os civis”, disse o porta-voz em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York. “A ONU continua discutindo com os Estados-membros a implantação de novos meios e planos para preencher lacunas mais antigas, além daquelas resultantes de anúncios recentes das retiradas tropas”, completou ele.
A MINUSMA foi criada em 2013 para apoiar tropas estrangeiras e locais que lutam contra militantes rebelde, mas nos últimos meses houve repetidos casos de tensões entre as autoridades malianas e a missão. A MINUSMA tem cerca de 12.000 militares destacados no país. Os três maiores contribuintes são Chade, Bangladesh e o Egito. A UN MINUSMA segue o mesmo rito de outras missões das Nações Unidas, onde a solução parece estar longe do fim.
@CAS