Paquistão desenvolve o JF-17 FPX a futura geração do Thunder. A Força Aérea do Paquistão (PAF) recentemente revelou que a indústria local trabalha na próxima geração do seu caça JF-17 Thunder. Designado como JF-17 PFX (Pakistan Fighter Experimental), o modelo foi exibido na Exposição e Seminário Internacional de Defesa 2024 (IDEAS 2024), realizada em Karachi.
A atual versão do supersônico foi desenvolvida em conjunto pelo Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) e pela chinesa Chengdu Aircraft Corporation (CAC). De acordo com os dados fornecidos por Oficiais da PAF durante o evento, o novo JF-17 PFX será uma aeronave de caça de geração 4.5+, cujo projeto deverá estar concluído antes do final da década.
Altos funcionários do governo paquistanês disseram à Janes que o JF-17 PFX irá integrar um novo radar que será desenvolvido e produzido pela indústria local. Além disso, o caça será equipado com mísseis ar-ar (AAM) de maior alcance que os atuais.
Em 2022, o Paquistão começou a receber AAMs chineses PL-15 para a mais recente versão do caça, o JF-17C Bloco III, lançado pela PAC em 2023. Esta versão incorporou várias capacidades melhoradas em relação ao Bloco II, o que inclui maior manobrabilidade, alcance estendido, capacidades de combate aprimoradas, redução na seção transversal de radar e aviônicos aprimorados.
Fonte: Janes
@FFO