Pantanal: atuação do H-60L Black Hawk no combate aos incêndios. O Comando Conjunto da Operação Pantanal II conta com um helicóptero H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), atuando próximo da Base de Apoio Logístico Jaguar, instalada no km 110 da Rodovia Transpantaneira, no Mato Grosso. O H-60L atua para agilizar a pronta-resposta no combate aos incêndios naquela região.
O H-60L Black Hawk operado pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano – é reconhecido por sua versatilidade e capacidade de cumprir uma variada gama de missões, como operações de infiltração e exfiltração de tropas, busca e salvamento, entre outras.
Com alta velocidade e grande capacidade de carga, o H-60L pode operar em áreas de difícil acesso. A sua atuação na Operação Pantanal II tem como objetivo o apoio logístico, infiltrando brigadistas nos focos de incêndio e garantindo apoio e salvamento a todos os envolvidos na operação.
Operação Pantanal II
O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, com o objetivo de envolver as Forças Armadas em ações de combate aos incêndios na região do Pantanal a partir dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São empregados seis helicópteros, dois aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de meios que garantem suporte a todos os envolvidos.
Fonte: FAB
@FFO