Panamá recebe bimotor RC-12 Guardrail doado pelos EUA. O Comando Militar Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM) doou ao Serviço Nacional Aéreo e Naval do Panamá (SENAN) um bimotor de patrulha marítima RC-12 Guardrail. A aeronave foi entregue oficialmente no dia 17 de outubro em cerimônia realizada na Base Aérea Teniente Octavio Rodríguez Garrido, em Howard, no Panamá.
O evento constou com a presença do presidente do Panamá, Cortizo Cohen, da General do Exército dos EUA Laura Richardson, Comandante do SOUTHCOM, entre outras autoridades e convidados. Em seu discurso, Cohen destacou que a nova aeronave de patrulha será utilizada pelo SENAN para intensificar as operações contra o crime organizado internacional, combate ao tráfico de drogas e vigilância marítima. Além disso, irá apoiar missões humanitárias e busca e salvamento na região Central do Caribe, frequentemente afetada por furacões e tempestades tropicais.
Matriculado AN-402, o RC-12 Guardrail do SENAN é baseado no bimotor civil Beechcraft King Air 250 da Textron Aviation. A empresa norte-americana AIRtec, da Califórnia, foi responsável pela modificação e conversão da aeronave para operações de inteligência e vigilância marítima. O Guardrail conta com um radar de varredura lateral 360º (SLAR) para detecção, rastreamento e vigilância de alvos de superfície; sendor eletro-óptico/infravermelho Star SAFIRE 380 HD FLIR (Forward Looking Infrared); cockpit adaptado para uso de óculos de visão noturna (NVG); além de estações de trabalho para os operadores dos sensores de vigilância.
¡Orgullosos de trabajar con Panamá! Estados Unidos entregó al @SENANPanama, la aeronave King Air 250 valorada en más de $12 millones, para apoyar los esfuerzos de seguridad marítima de Panamá y promover una región segura y próspera. #UnidosporSeguridad pic.twitter.com/u6qddngPjV
— U.S. Embassy Panama (@USEmbPAN) October 17, 2022
A doação foi efetivada por meio do Office of Defense Cooperation (ODC) da Embaixada dos EUA no Panamá. Três oficiais do SENAN participaram de treinamentos nas instalações da Textron Aviation em Wichita, Kansas, e no Flight Safety International Training Center, em Tampa, na Flórida.
O SOUTHCOM supervisiona as atividades militares dos EUA na América Latina e no Caribe, e suas ações vão desde o combate ao narcotráfico internacional, segurança de fronteiras e, mais recentemente, a crise migratória irregular que nos últimos anos teve uma expansão como nunca antes vista no continente americano.
Fonte: SENAN
@FFO