PAMA-SP realiza reparo inédito em F-5FM durante inspeção. Em 10 de março, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) da Força Aérea Brasileira (FAB), entregou o F-5FM, matrícula FAB 4808, ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) após realizar um detalhado e inédito serviço de reparo.
A aeronave ingressou no PAMA-SP em 27 de abril de 2022 para a realização da Inspeção de Nível Parque Programada (INPP). Em operação na FAB desde 1982, o FAB 4808 acumula 4.900 horas de voo e passou por sua quarta inspeção de 1.200 horas.
Durante a manutenção, a equipe de Ensaios Não Destrutivos (NDI) identificou trincas em quatro longarinas próximas ao cockpit, demandando reparos estruturais altamente complexos. A substituição dessas peças exige elevado nível técnico, envolvendo conhecimentos em Engenharia, Desenho Técnico, Usinagem, Manutenção Estrutural, Metrologia e Inspetoria. Apenas centros de manutenção com expertise e infraestrutura adequadas são aptos a realizar esse tipo de reparo.
Desafio Técnico e Solução Inovadora
Diante da complexidade do problema, a equipe do PAMA-SP desenvolveu um processo inovador para a substituição das longarinas. O serviço exigiu dedicação extrema, pois a troca simultânea poderia comprometer a estrutura da aeronave. Entre os desafios estavam a dificuldade de acesso às peças, o risco de danificar outros componentes, a necessidade de usinagem precisa e o uso de um torno CNC (Computer Numeric Control) moderno para garantir a fabricação das novas longarinas com especificações idênticas às originais.
A Seção de Desenho Técnico, subordinada à Subdivisão de Engenharia (TENG) do PAMA-SP, elaborou os desenhos de fabricação utilizando medição tridimensional para capturar as dimensões exatas da peça original. A análise da liga metálica permitiu identificar o tipo Longarina fabricada no PAMASP (esquerda) e longarina original removida (direita)de alumínio e o tratamento térmico adequado. Concluído o projeto, a Seção de Usinagem conduziu a fabricação das novas longarinas, empregando um centro de usinagem automatizado, capaz de realizar operações de desbaste, fresamento, furação e mandrilamento com alta precisão.
Como as longarinas estão localizadas em uma área pressurizada, todos os rebites de fixação foram selados para evitar vazamentos de ar. Após a instalação, um teodolito foi utilizado para medir o alinhamento da aeronave, garantindo a simetria e o desempenho ideal em voo.
Reconhecimento e Impacto
A substituição das longarinas estruturais do caça F-5 foi realizada com sucesso pela primeira vez no PAMA-SP, reforçando sua capacidade de enfrentar desafios estruturais complexos. O trabalho minucioso, aliado à expertise da equipe e ao uso de tecnologia, garantiu a segurança e a operacionalidade da aeronave.
“O intenso e minucioso trabalho de troca das longarinas da ANV 4808 exigiu o conhecimento da Technical Order (TO) pelos militares mais experientes e impulsionou o aperfeiçoamento técnico dos mais novos. O envolvimento da equipe foi total, dada a necessidade de disponibilizar uma aeronave biplace para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o encarregado da Subdivisão de Oficinas (TOFI) do PAMA-SP, Mecânico de Manutenção Aeronáutica Reinaldo Ribeiro da Silva,
“O inédito reparo estrutural que trouxe o F-5FM 4808 de volta aos ares comprova a capacidade do PAMASP em executar serviços complexos com excelência, exigindo inclusive nível fabril na fabricação de peças aeronáuticas. A entrega dessa aeronave simboliza o profissionalismo dos homens e mulheres do PAMA-SP e reforça nosso compromisso com a missão da Força Aérea Brasileira”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama
O Legado do F-5 Tiger II
O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975. A versão biplace é essencial para a instrução de novos pilotos de caça. O “Tigre” consolidou-se como um pilar da aviação de caça da FAB, contribuindo para o desenvolvimento de táticas e procedimentos de combate.
Após meses de dedicação, a aeronave foi devolvida ao 1º GAVCA em um momento emblemático: o mês que marca os 50 anos da chegada dos primeiros F-5 à FAB. Pilotado pelo Major Aviador Fábio Guimarães de Mello Júnior, o FAB 4808 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 15h15 e pousou na BASC às 15h55, pronto para cumprir sua missão.
Fotos: FAB
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