Países da OTAN lançam projeto conjunto para um novo helicóptero. Em um encontro realizado no último dia 16 de junho em Bruxelas, Bélgica, seis países membros da OTAN lançaram oficialmente o projeto multinacional para o Next Generation Rotorcraft Capability (NGRC). O programa foi lançado pelos ministros da França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda e Reino Unido, que decidiram destinar cerca de € 26,7 milhões para definir os requisitos para futuro Helicóptero Multifuncional Médio de Próxima Geração da Aliança.
No final de 2020 cinco países assinaram uma Carta de Intenção (LoI) com objetivo de desenvolver uma nova capacidade de helicóptero para substituir as suas frotas atuais. A assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) de Bruxelas, a Holanda aderiu ao projeto NGRC.
De acordo com o documento, será feito um acordo de cooperação com a indústria para explorar as tecnologias de mercado, analisando opções como propulsão híbrida e elétrica, arquitetura de sistema aberto e capacidades de voo. A Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA) executará a Fase de Conceito em nome dos participantes.
A aeronave resultante do projeto NGRC deverá substituir uma grande variedade de helicópteros atualmente em uso entre os países da OTAN, como o Black Hawk, o Super Puma/Cougar, o EH-101 Merlin e o NH90. Para isso, incorporará sistemas de arquitetura aberta e design modular, para permitir atualização, modernização e adaptação permanente.
@FFO