Países Bálticos enviam material militar para a Ucrânia. Entre os dias 12 e 13 de fevereiro, um C-17A da Força Aérea da Hungria descarregou em Kiev, Ucrânia, equipamentos militares de defesa enviados pela Lituânia. De acordo com o Ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, em sua página no Facebook, os carregamentos eram compostos por Stinger MANPADS e outros tipos de munições.
No final do mês passado foram tornadas públicas as intenções da Lituânia, Letônia e da Estônia de fornecer sistemas de mísseis antiaéreos portáteis FIM-92 Stinger, lançadores FGM-148 de terceira geração e outros sistemas de defesa para a Ucrânia. O governo dos Estados Unidos autorizou o envio desses equipamentos, conforme anúncio oficial dos ministros da Defesa do Báltico de 21 de janeiro.
Por outro lado, aviões com assistência militar dos Estados Unidos continuam pousando em Kiev. No domingo (13/02) mais dois Boeing 747 cargueiros com materiais militares foram recebidos na capital ucraniana. Segundo o chefe do Ministério da Defesa ucraniano, até agora cerda de 17 aviões cargueiros já entregaram quase 1.500 toneladas de equipamentos de defesa ao país.
Diversos países da OTAN estão enviando materiais de defesa e armamentos para a Ucrânia, em meio meio ao acúmulo sem precedentes de tropas e equipamentos militares das Forças Armadas Russas em vários pontos da fronteira ucraniana. Diversos países como os Estados Unidos e o Reino Unido orientaram os seus cidadãos que estejam na Ucrânia, a deixar imediatamente o país, diante uma ameaça real de conflito.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO