A Royal Air Force (RAF) anunciou no dia 4 de agosto de 2020, que um Boeing P-8A Poseidon MRA Mk.1 de patrulha marítima, realizou a sua primeira missão operacional, interceptando e acompanhando um navio militar russo.
O fato ocorreu quando o P-8A ZP801 #01 do 120 Squadron, decolou de Kinloss Barracks, Escócia, e realizou uma missão de acompanhamento do Navio-Patrulha Russo Vasily Bykov, enquanto este navegava pelo Mar do Norte. A missão contou com o apoio de caças Eurofighter Typhoon da RAF Lossiemouth e do reabastecedor Airbus A330MRTT Voyager baseado na RAF Brize Norton.
Segundo o Jornal The Sun, o navio-patrulha Vasily Bykov estava entre dezenas de navios militares russos que se reuniram no mês passado perto de São Petersburgo, para o desfile anual do dia da marinha. A embarcação, de 100 metros de comprimento, é armada com torpedos, mísseis anti-navio Kalibr-NK e mísseis anti-aéreos Buk.
“Em um mundo cada vez mais instável e cheio de desafios, é importante que as Forças Armadas do Reino Unido possuam tecnologia de ponta para enfrentar as ameaças que possam surgir. A nossa nova aeronave Poseidon, trabalhando em conjunto com a Marinha Real, demonstrou a disponibilidade do Reino Unido na defesa das suas águas territoriais de qualquer incursão.” Baroness Goldie – Minister of State for Defence
O P-8 Poseidon entrou em operação após o Primeiro-Ministro visitar as instalações da RAF Kinloss Barracks, no mês passado. Na ocasião ele comentou sobre o significativo desenvolvimento das capacidades ofensivas e defensivas do Mar Territorial do Reino Unido. O Poseidon oferece uma combinação perfeita entre a vigilância aprimorada e capacidade de combate, podendo localizar embarcações de superfície e submersas, permitindo que a RAF realize operações mais eficazes em conjunto com a Marinha Real.
Por conta das obras na Base Aérea de Lossiemouth, Escócia, as unidades QRA (Quick Reaction Alert) da RAF estão operando temporariamente no aeródromo Kinloss Barracks, antiga base aérea militar. O Governo do Reino Unido está investindo £470 milhões na unidade RAF Lossiemouth, visando aprimorar a vigilância e proteção sobre o seu espaço aéreo e mar territorial, através de unidades QRA, com esquadrões Typhoon e P-8 Poseidon.
@FFO/CAS