• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

P-8A da RAF realiza a primeira missão operacional

10 de agosto de 2020
P-8A Poseidon e um Typhoon sobre o Mar do Norte! No dia 4 de agosto o P-8 Poseidon Maritime Patrol Aircraft (MPA) ZP-801 do 120 Sqn da Royal Air Force (RAF) completou sua primeira missão operacional ao acompanhar um navio de guerra russo no Mar do Norte (Foto: RAF)

A Royal Air Force (RAF) anunciou no dia 4 de agosto de 2020, que um Boeing P-8A Poseidon MRA Mk.1 de patrulha marítima, realizou a sua primeira missão operacional, interceptando e acompanhando um navio militar russo.

O fato ocorreu quando o P-8A ZP801 #01 do 120 Squadron, decolou de Kinloss Barracks, Escócia, e realizou uma missão de acompanhamento do Navio-Patrulha Russo Vasily Bykov, enquanto este navegava pelo Mar do Norte. A missão contou com o apoio de caças Eurofighter Typhoon da RAF Lossiemouth e do reabastecedor Airbus A330MRTT Voyager baseado na RAF Brize Norton.

O navio-patrulha Vasily Bykov fotografado próximo as águas do UK (Foto: RAF).

Segundo o Jornal The Sun, o navio-patrulha Vasily Bykov estava entre dezenas de navios militares russos que se reuniram no mês passado perto de São Petersburgo, para o desfile anual do dia da marinha. A embarcação, de 100 metros de comprimento, é armada com torpedos, mísseis anti-navio Kalibr-NK e mísseis anti-aéreos Buk.

O Boeing P-8A Poseidon da RAF observa o Vasily Bykov sobre o Mar do Norte (Foto: RAF).

“Em um mundo cada vez mais instável e cheio de desafios, é importante que as Forças Armadas do Reino Unido possuam tecnologia de ponta para enfrentar as ameaças que possam surgir. A nossa nova aeronave Poseidon, trabalhando em conjunto com a Marinha Real, demonstrou a disponibilidade do Reino Unido na defesa das suas águas territoriais de qualquer incursão.” Baroness Goldie – Minister of State for Defence

O P-8 Poseidon entrou em operação após o Primeiro-Ministro visitar as instalações da RAF Kinloss Barracks, no mês passado. Na ocasião ele comentou sobre o significativo desenvolvimento das capacidades ofensivas e defensivas do Mar Territorial do Reino Unido. O Poseidon oferece uma combinação perfeita entre a vigilância aprimorada e capacidade de combate, podendo localizar embarcações de superfície e submersas, permitindo que a RAF realize operações mais eficazes em conjunto com a Marinha Real.

Poseidon MRA Mk.1 do 120 Sqn e o barco patrulha russo Vasily Bykov (Foto: RAF).

Por conta das obras na Base Aérea de Lossiemouth, Escócia, as unidades QRA (Quick Reaction Alert) da RAF estão operando temporariamente no aeródromo Kinloss Barracks, antiga base aérea militar. O Governo do Reino Unido está investindo £470 milhões na unidade RAF Lossiemouth, visando aprimorar a vigilância e proteção sobre o seu espaço aéreo e mar territorial, através de unidades QRA, com esquadrões Typhoon e P-8 Poseidon.

Infográfico do Poseidon MRA Mk.1 (Arte: Mod UK).

@FFO/CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login